sábado, 19 de novembro de 2011

A Cruz e a Graça

E aqui, então, vemos o grande paradoxo do Cristianismo: a Cruz nos convidando para a morte inevitável, a Graça nos chamando para a vida abundante; na cruz está a porta estreita, “poucos são os que acertam com ela”, na Graça, o fardo leve para todo aquele que se achega ao Senhorio
de Cristo".


Dentre todas as características e símbolos que expressam a religiosidade cristã, sem dúvida, a Cruz e a Graça são os mais notórios e curiosos. Cada um em um extremo, cada um carregando uma mensagem e um significado, aparentemente opostos e distintos. Totalmente diferentes, porém unidos; radicalmente diversos, no entanto, caminhando juntos na vida de cada verdadeiro cristão.

Para que possamos compreender essas diferenças e a forma como agem em nossa caminhada com Cristo, iremos dar as definições de cada uma dessas dádivas que nosso Deus nos concedeu em Cristo Jesus:

1- Graça:
Do grego Charis, que significa, a grosso modo, favor imerecido, algo que se recebe, de Deus, sem mérito algum e sem nada dar em troca, algo, realmente, gratuito.

2- Cruz:
Arma mortal; antigo instrumento de suplício (sofrimento) em que se amarravam condenados à morte (Dicionário Aurélio); provavelmente, o mais cruel método de execução já praticado, pois deliberadamente atrasa a morte até que a máxima tortura seja infligida.

Agora precisamos entender como se relacionam, na vida do crente, esses dois dons, ou seja, a cruz, para a qual somos convidados pelo Senhor quando Ele, peremptoriamente, nos diz: “Aquele que quiser vir após mim, tome a cada dia sua cruz e siga-me” e a Graça, acerca da qual somos informados pelo Espírito Santo: “Porque a Graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”(Tt.2: 11).

Precisamos, então, compreender como essas duas proposições tão diversas podem trabalhar juntas em nossa vida e, qual a necessidade que tenho de carregar a Cruz se a salvação é de Graça? A
graça diz: “Pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie” (Ef.2: 8e9).

A Cruz diz: Todo aquele que tomar a Cruz, deverá caminhar para seu próprio fim, o fim da sua “vida” (Ego), enfrentar a morte (do Eu).
Segundo os historiadores, quatro anos antes do nascimento de Jesus, Jerusalém foi atacada pelo General romano Varus que crucificou e matou cerca de 2000 judeus, e todos foram obrigados a carregar sua própria Cruz antes da execução.

Esta era uma forma de tornar a morte ainda mais cruel e humilhante; ficou, para sempre, gravada na memória de todo o povo judeu; eles sabiam bem o que significava “carregar a Cruz”! Eles viram seus entes mais queridos serem assassinados cruelmente nela. Na caminhada com a Cruz, não havia
retorno, não se podia negociar; todo aquele que tomava sua cruz já se despedira de seus amigos e familiares, sabia que não iria voltar!

E aqui, então, vemos o grande paradoxo do Cristianismo: a Cruz nos convidando para a morte inevitável, a Graça nos chamando para a vida abundante; na cruz está a porta estreita, “poucos são os que acertam com ela”, na Graça, o fardo leve para todo aquele que se achega ao Senhorio de Cristo. E que grandes dificuldades isto tem causado àqueles que têm a incumbência de pregar o evangelho.

Alguns com muita ênfase e propriedade falam acerca da Graça e quase se esquecem da Cruz, outros demonstram com clareza a necessidade da Cruz, mas esquecem-se da Graça e, talvez, o que mais necessitamos em nossos dias seja um equilíbrio entre ambas as mensagens. Para explicar bem esse terrível contraste, creio que o melhor de todos os exemplos seja aquele vivido pelo apóstolo Paulo, quando em grande angústia orou três vezes ao Senhor e pediu que fosse retirado o espinho
que lhe feria a carne; um espinho que, de tanto ferir, talvez já estivesse a ponto de matar a teimosa carne de Paulo, afim de que ela não contasse “vantagens ou se gloriasse” em testemunho da grandeza das revelações a ele confiadas.Paulo então declara: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de
Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (IICor.12: 7).

Que maravilhosa contradição, a Graça trazendo as inefáveis e belíssimas revelações, a Cruz trazendo o espinho, um demônio enviado por Deus, para corrigir, equilibrar e ajustar as coisas na vida de Paulo. Paulo era um homem, “sujeito às mesmas paixões que todos nós”, ele poderia
ficar vaidoso com o ministério, ele poderia deixar crescer seu Ego, sua necessidade de aprovação e reconhecimento, afinal, quantos homens na história da Igreja tiveram tantos privilégios espirituais, tanta Graça quanto ele.

A tentação de trocar as inúmeras perseguições, pela glória de ser elogiado, aplaudido e adquirir fama pelas revelações, oh ! quão grande deveriam ser essas tentações! Então vemos a Cruz equilibrando tudo, espetando, espezinhando, maltratando a carne e mantendo o corpo do pecado “dependurado no madeiro”, matando o Ego, desiludindo qualquer desejo de grandeza!

Outro exemplo da relação entre Graça e Cruz nos é dada por Paulo quando ele afirma: “Porque, como as aflições e sofrimentos de Cristo são abundantes em nós (Cruz), assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo” (Graça). Em outras Palavras, a Cruz de Cristo em mim
provoca grandes conflitos e sofrimentos para matar o velho homem e me preparar para morar no céu; a Graça me conforta, me consola e me ajuda durante esse treinamento trabalhando junto com a Cruz; desta forma, a frase que melhor parece descrever esta relação para todo aquele que
decide tomar a Cruz é:

“Graça,a capacitação de Deus para suportar a Cruz”.

Que Deus muito os abençoe!

Irmão Acyr

A Letra Mata!

O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento. (Oséias 4: 6)

Lendo IICoríntios 3: 6 que diz, resumidamente: A letra mata, e o espírito vivifica. Um irmão disse algo que me impressionou bastante, ele disse: “Ta vendo, quem estuda muito a Bíblia morre espiritualmente e fica sem fé, porque a letra mata!” Queridos irmãos, não sei se algum dia esta interpretação já passou pela sua cabeça mas, de qualquer forma, preciso informar que: Está completamente errada!


Claro que eu darei a interpretação correta do texto, mas antes, eu gostaria de dizer que, se esta interpretação, dada pelo irmão, estivesse correta, haveriam terríveis implicações para o restante da Bíblia. A primeira pessoa com problemas, seria o próprio Deus, pois foi Ele mesmo que mandou o povo estudar a Palavra em Oséias 4: 6 – O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento.
Outra pessoa que ficaria em maus lençóis seria o Senhor Jesus, pois Ele também aconselhou os religiosos a estudarem quando disse em João 8: 32 Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará e em João 17:17 – Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a Verdade. Assim, o Senhor Jesus afirmou que o estudo e o conhecimento da Palavra santifica e liberta, teria Ele se enganado? Uma outra pessoa com problemas, seria o apóstolo Paulo, porque ele disse em Romanos 10:17 – A Fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus. Assim, ele estava dizendo que estudar a Palavra gera, ou dá origem à fé! O apóstolo Pedro diz em IIPedro 3:15 - E tende por salvação a longanimidade de Nosso Senhor; como também o Nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segunda a SABEDORIA que lhe foi dada. Pedro reconhece a sabedoria de Paulo, e hoje, todos sabemos que Paulo foi o maior teólogo e estudioso das Escrituras que conhecemos, assim, é provável, segunda esta interpretação estranha, que ele tenha se tornado um cético sem fé, já que estudava muito e
conhecia muitíssimo as Escrituras e, afinal, a letra mata!!!!
Óbvio, irmãos, que esta contradição não existe na Palavra de Deus e este versículo de IICoríntios 3 não pode ser interpretado dessa forma.
Então, vamos aprender a correta interpretação para jamais incorrermos neste erro e, não admitir que outros sejam enganados. IICoríntios 3: 3 a 6 – Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra (lei mosaica) mas na tábua de carne do coração (conforme profecia de Ezequiel 36: 26). E é por Cristo que temos tal confiança em Deus ( podemos ver claramente que o apóstolo está fazendo uma comparação quanto à velha aliança da lei mosaica e da Nova Aliança em Cristo ratificada pela promessa do Espírito Santo sendo derramado sobre o povo de Deus). Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez capazes de sermos ministros dum Novo Testamento, não da letra (lei mosaica), mas do Espírito (derramado sobre a igreja no pentecoste), porque a letra (lei mosaica) mata, e o espírito vivifica.
Creio que é desnecessário explicar que estamos falando acerca de graça e lei, de velho testamento e novo testamento, e que basear-se neste versículo para dizer que o excessivo conhecimento do Palavra nos torna céticos e racionalistas é, no mínimo, uma afronta à Palavra e um total desconhecimento da mesma, o que nos torna apóstatas e não discípulos de Jesus Cristo pois Ele mesmo é: A Palavra encarnada !
Mas, como sempre digo, todos os textos Bíblicos precisam ser analisados em concordância com outros textos que falam acerca do mesmo assunto, por isso, para que fique clara a idéia de que a letra (lei mosaica) mata e não pode vivificar, teremos que estudar outros textos que falam do mesmo assunto. Recorreremos ao próprio apóstolo Paulo para que, ele nos dê a explicação do que havia dito em Coríntios 3, vejamos, então, o que ele disse em Romanos 7: 5 a 7 – Porque quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da LETRA .
Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.Versículos 10 a 12 de Romanos 7 – E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para a morte.
Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e por ele me matou ...... e, por isso, “a letra mata”!!! Não creio que seja necessário explicar todo o texto e, também, seu contexto mas, o apóstolo, deixa claríssimo que a letra da lei nos mata porque nos dá conhecimento do pecado sem, no entanto, dar uma solução, ou uma remissão; e que a graça de Deus, em Cristo Jesus, que nos outorga seu Santo Espírito nos capacita a viver em santidade, não sob o jugo do pecado e nem da lei mosaica. Esta é a verdadeira explicação, dentro do contexto Bíblico e da correta hermenêutica, por isso, queridos irmãos, sempre que ouvir um irmãozinho dizendo: “Acho que não se deve estudar demais a Bíblia .....porque a letra mata” .......grite a plenos pulmões: “Isso é uma heresia!”
Mortal mesmo, é a ignorância, esta sim nos afasta do Deus verdadeiro!
Precisamos amar a Palavra de Deus, o falar do Nosso Senhor, Ele tem muito a nos dizer e nos corrigir. Eu vos exorto irmãos: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra (Oséias 6: 3). Amemos a Palavra irmãos, e vamos fugir desse misticismo barato e apóstata que prende as pessoas debaixo de tantos ensinos de espíritos enganadores e doutrinas de demônios ( ITimóteo 4: 1).

Que Deus muito os abençoe ! Irmão Acyr

$ A noiva vestida de púrpura $

A MANIPULAÇÃO que os líderes fazem dos mandamentos de Jesus afim de justificarem os DESVIOS doutrinários transformando a Igreja em verdadeiras AGÊNCIAS COMERCIAIS... não façais da casa de meu Pai casa de VENDA...em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de HOMENS".

Queridos irmãos, apesar da muita relutância que havia em meu coração, entendi, da parte do Senhor, que deveria escrever este pequeno texto, como um alerta a todos os crentes sinceros que, por inocência e desconhecimento da Palavra de Deus, correm o risco de estarem sendo engodados nos mais terríveis erros doutrinários, fazendo, sem saber, coisas tremendamente reprováveis aos olhos do Nosso Deus. Não sou o dono da verdade e, muitas vezes, cometo erros, mas procurarei
expor aqui, com toda sinceridade e reverência, aquilo que entendo das Santas Escrituras e dos Mandamentos do Nosso Senhor, naquilo que algum irmão discordar, espero que não se sinta ofendido, apenas compreenda que o Zelo do Senhor nos exige atitudes drásticas nestes dias e, este texto aponta para isso. Lembretes aos Santos: Mateus 5:6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos; Mateus 5:10 e 12 – Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça (mandamentos de Deus), porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo disserem todo mal contra vós POR MINHA CAUSA (Jesus Cristo, a Palavra que se fez carne).
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus ; porque assim PERSEGUIRAM os profetas que foram antes de vós. Infelizmente, os profetas foram perseguidos e mortos pelo povo de Deus do Passado (Israel que faz tipologia da igreja moderna). Aconselho que, se você
também não quiser sofrer perseguição, por parte da igreja hodierna, não tente por em prática os ensinos deste texto !Lucas 6: 26 – Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.Agora vamos ao nosso tema: A Noiva que já se ataviou. A grande questão é, com que roupas a noiva tem se aprontado para encontrar o Cordeiro Santo
de Deus ? Efésios 5: 25a27 diz : Vós maridos, amai vossa mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a Santificar, PURIFICANDO-A com a lavagem da
água, pela PALAVRA, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula ou ruga, nem coisa semelhante, mas SANTA e irrepreensível. Sabemos que a Igreja é a noiva santa e, Jesus o Cordeiro de Deus, é o Noivo e, um dia, no céu, este casamento se dará aos olhos de muitas testemunhas
celestiais, vejamos: Apocalipse 19:7a8 – Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e RESPLANDECENTE; porque o linho fino são justiças dos santos (justiça dada pela LAVAGEM DA PALAVRA). Aqui, vemos a igreja vestida de branco adornada com roupas de justiça e pureza em uma história de fidelidade, a santa Palavra do Nosso Deus. Mas
quero dizer que, além da Noiva vestida de Branco, também existirá, neste mesmo período, uma outra mulher, uma mulher que tenta se parecer com a noiva, mas que se veste de púrpura e de escarlata ao invés de linho branco, e é adornada com ouro e pedras preciosas (muita riqueza
material neste mundo) e pérolas; Ela traz em sua mão (não um buquê de flores) um cálice de ouro cheio das abominações e imundícias da sua prostituição (espiritual) ( Apoc.17: 4).O Nome desta falsa e pretensa noiva, como os irmãos já devem saber, é Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. Esta mulher está embriagada com o sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus (Apoc.17: 6). Todos os eruditos cristãos entendem que a Babilônia representa a igreja prostituída e afastada das verdades Bíblicas e que se mistura com os reis da terra (políticos) (Apoc.17: 2).
Uma religião falsa e apóstata que se parece com o cristianismo (evangélico), mas que, na verdade, engana as multidões (Apoc.17: 15). Todos combaterão contra o Cordeiro e contra os que com Ele permanecerem para serem chamados Eleitos e Fiéis (Apoc.17:14).Esta religião falsa, por muito tempo, foi interpretada como sendo o catolicismo degradado da idade das trevas com todo o seu comércio, venda de indulgências (perdão de pecados), relíquias de Israel, peças de roupas e lencinhos ungidos dos santos, e o purgatório (prisão pós morte) de onde as almas das pessoas mortas só poderiam sair mediante pagamento, feito pelos parentes ainda vivos, e realização das missas em benefício do defunto..... assim foi instituído o comércio mercantilista e repugnante da Igreja Católica Romana, que se acreditava ser a única expressão da igreja babilônica.
A Babilônia, na Bíblia, é sempre caracterizada por suas duas marcas principais: PROSTITUIÇAO ESPIRITUAL E COMÉRCIO.
Desta forma, os eruditos, entenderam que estas eram as características principais do romanismo que ensinava ao povo de Deus a idolatria e a exploração comercial. Porém, algo extraordinário tem acontecido em nossos dias, e aqui quero dar um testemunho da minha própria experiência. Antes, porém, quero deixar alguns textos da Palavra de Deus acerca do comércio no templo e também da MANIPULAÇÃO que os líderes fazem dos mandamentos de Jesus afim de justificarem os DESVIOS doutrinários e transformarem a Igreja em verdadeiras agências comerciais ou shopping gospel: .........os reis da terra ENRIQUECERAM com suas delícias (Apoc.18:3)E sobre ela choram e lamentam os mercadores (vendedores) da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias: Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera ...... E o fruto do DESEJO DA TUA ALMA foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás. Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram,estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentado (Apoc.18: 11 a 15).E qual a relação da igreja evangélica brasileira com essa prostituição espiritual e comércio, que a Babilônia pratica ??...... Quero, também lembrar que, a Babilônia se veste com os mais ricos e fascinantes vestidos.... púrpuras belíssimas , suntuosas , modernas e exuberantes .......você já viu algum templo evangélico com características assim ?
Antes apontaríamos para os templos católicos com suas paredes banhadas de ouro...... mas, agora, isso já não é uma exclusividade do catolicismo !!Diz a vós do céu: SAI DELA POVO MEU (Apoc. 18:4)
Creio que prostituição espiritual é algo que não necessita de muitas explicações, pois entendemos que são desvios doutrinários, ao invés de se ensinar os fundamentos da religião cristã e da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que são: Arrependimento, fé, regeneração, novo
nascimento, justificação, redenção, adoção, oração e santificação.....ensina-se toda espécie de quinquilharia e lixo psicológico deixando os crentes em grandes trevas de ignorância, sem
saberem nada acerca dos mandamentos de Jesus e ignorando a comissão que diz: Ide , fazei DISCÍPULOS de todas as nações .....ensinado-os a guardar TODAS as coisas que vos tenho MANDADO .....(Mateus 28: 19e 20). Esta é a função básica da igreja .........temos feito isso ? Você é crente ? Conhece as passagens Bíblicas que ensinam estas doutrinas e mandamentos ? Já discipulou alguém ensinando a guardar estas doutrinas básicas que alicerçam a fé evangélica, mostrando na
Bíblia, onde elas estão escritas? Quais os versículos que dão base à fé reformada ? Caso você nem sequer conheça essas doutrinas básicas, não quero que você se sinta culpado, porque, talvez, assim como eu, você também seja uma vítima do sistema religioso babilônico que se esquece
dos mandamentos de Nosso Senhor..... mas podemos começar a MUDAR isso e, este é meu desafio para você ! Já sabemos o que é a prostituição espiritual da religião babilônica, e quanto ao omércio? Será que isso também caracteriza o evangelicalismo brasileiro?
Vejamos os mandamentos do Senhor Jesus: E entrou Jesus no TEMPLO de Deus, e expulsou TODOS os que VENDIAM E COMPRAVAM no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito : A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covis de ladrões. (Mateus21: 12e13) E vieram a Jerusalém; e Jesus entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo ; e derrubou a mesa dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E NÃO CONSENTIA QUE alguém levasse algum vaso pelo templo (Marcos11: 15e16). Aqui podemos perceber a profunda REVERÊNCIA, TEMOR e respeito para com o Templo do Senhor . Esse mandamento foi anulado? Quando ? Não temos mais que obedecê-lo?? Por que ?E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis (chicote), lançou todos FORA do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes , e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito (Salmos 69: 9) : O Zelo da Tua casa me devorará.
( João2:14 a 17) Diz o Salmo 69: 9 – O Zelo da Tua casa me devorará, e as afrontas dos que
te afrontam caíram sobre mim. Irmãos, aqueles que praticam qualquer forma de comércio e vendas na igreja, afrontam o Senhor...... será que nos sentimos afrontados por isso ? Será que temos Zelo pelo templo do Senhor, como nos ensinou o Mestre? Eu sei que os líderes das igrejas babilônicas possuem muitas desculpas para anular o mandamento do Senhor; Eles dizem: "Esse comércio que estamos fazendo e, estas coisas que estamos vendemos no templo, são para financiar a “obra de Deus”, é para a igreja, para as missões, para as reformas"....... Deus nos ordena que o sustento do templo seja através de dízimos e ofertas alçadas .....(Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se Eu não vos abrir AS JANELAS DO CÉU, e não derramar sobre vós uma bênção
tal , que dela vos advenha maior abastança – Malaquias 3: 10) mas podemos dar uma ajuda ao método de Deus, pois percebemos que ele está um pouco ultrapassado ....então, resolvemos trabalhar do nosso jeito ........ “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos (trabalhos, promoções e barracas de vendas) e sacrifícios, como em que se obedeça à Palavra do Senhor ? (ISamuel15: 22) .
A desculpa sempre é: Precisamos fazer as promoções..... porque o povo não dizima!!!........minha pergunta é:
Porque o povo não dizima? Não será por causa do pecado oculto? Ou talvez porque “as janelas do céu NÃO se abrem sem que haja fidelidade ao método instituído por Deus”!Jesus, porém, respondendo disse-lhes: Porque transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; E: Quem maldisser ao pai ou à mãe , certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor (para as obras da igreja) o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem seu pai nem sua mãe (pode passar por cima do mandamento de Deus). Assim, invalidaste, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas , bem profetizou Isaías a vosso respeito , dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca , mas o seu coração esta longe de mim .
Mas em VÃO ME ADORAM, ENSINANDO doutrinas que são preceitos de HOMENS. (Mateus15: 3 a 9). Existe
algo que justifique que passemos por cima dos mandamentos de Jesus? Os fins justificam os meios? Eu posso fazer comércio na igreja e vender coisas, se a finalidade for para “promover a obra” ???Eu disse que falaria acerca de uma experiência pessoal no início deste texto, então vamos a ela: Convidado a participar de uma festa cristã, fui ao templo do Senhor e, para minha surpresa, havia uma mesa de cambista bem na porta do templo, fazendo o câmbio do dinheiro pelo bilhete de entrada; Assim que paguei e entrei no templo, todo adornado de escarlate, púrpura e enfeites
diversos, meu terror não poderia ser maior vendo as pessoas em ritmos frenéticos e expressões que poderiam ser chamado de qualquer coisa, MENOS reverência ou Zelo pela santidade do Senhor.
Dirigindo-me às dependências do templo, lá estavam os vendedores de pombas (frangos), devidamente cozidos e embalados para serem comidos ali mesmo, no templo, como se faz nos cinemas e nos shoppings. Também as vacas e ovelhas sendo vendidas na forma de seus derivados..... quem
quisesse comer, poderia ir na mesa dos cambistas e adquirir seu bilhete.
Perguntei a razão daquilo tudo.
E a resposta, não poderia ser outra: “Aquilo que se pode aproveitar da festa É OFERTA AO SENHOR” (Mt.15:5) .....portanto não precisamos cumprir o mandamento de Deus, anulamos o mandamento pela nossa tradição........Eu sei, irmãos, que muitos de nós já participamos de tudo isso, de forma
inocente, pois desconhecíamos as Sagradas Escrituras no que se refere a esse assunto...... mas a partir de agora, que possamos ouvir a voz do céu: SAI DELA POVO MEU (Apoc.19:4).
Que não mais venhamos a ser CONIVENTES com a religião babilônica, está na hora de dizer um basta a esse sistema e lutar pelos interesses de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo . Como disse Moisés: Quem é PELO Senhor....... Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa.... (Êxodo 32:26-27) .Lembremo-nos : Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dize-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo (Mateus10: 26a28) . Porque, qualquer que de mim e das minhas Palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na Sua glória, e na do Pai e
dos santos anjos. (Lucas 9: 26)Quem é pelo Senhor ??? Este é o momento de nos voltarmos para a Palavra de Deus e nos lembrarmos de ser o povo da Palavra. Que Deus nos ajude irmãos !!

Irmão Acyr.

Autonegação- João Calvino

Buscar a Glória de Deus implica uma autonegação


1. Não busquemos nossos próprios interesses, mas antes aquilo que agrada ao Senhor e contribui para promover Sua glória.
Há uma grande vantagem em praticamente esquecermos de nós mesmos e deixarmos de lado todo o aspecto egoísta.
Assim podemos enfocar nossa devota atenção a Deus e aos Seus mandamentos.
Quando as Escrituras nos dizem para descartarmos todas as considerações pessoais e egoístas, não só exclui das nossas mentes o desejo de riquezas, de poder e favor dos homens, como também faz desvanecer da nossa imaginação as falsas ambições, os apetites por glória humana e outras maldades secretas.
Todo crente deve ter o desejo fervoroso de contar com Deus em cada momento de sua vida.
2. Um cristão medirá todas as suas ações por meio da lei de Deus, seus pensamentos secretos estarão sujeitos à Sua divina vontade.
Se um homem tem aprendido a depender de Deus em cada empreendimento da vida, será libertado de todos os seus desejos vãos.
A negação de nós mesmos, que tem sido tão diligentemente ordenada por Cristo aos seus apóstolos desde o princípio, terminará dominando os desejos de nossos corações. Essa negação de nós mesmos não deixará lugar para o orgulho, a arrogância, a vanglória, a avareza, a licenciosamente, o amor, à luxúria, ao luxo, ou qualquer outra coisa nascida do amor ao “Eu”.
Sem o princípio da autonegação, o homem é levado à indulgência pelos vícios mais grotescos sem um mínimo de vergonha, e se é que há alguma aparência de virtude nele, a mesma se desvanece por uma paixão desordenada que busca sua própria glória.
Mostra-me um só homem que sem crer na santa lei de Deus e na autonegação, pratica a virtude entre os homens.
3. Todos aqueles que ao têm sido influenciados pelo princípio da autonegação, têm procurado de algum modo seguir a virtude; porém o tem feito com o desejo de conseguir o louvor por parte dos demais.
Ainda que os filósofos sustentem que a virtude é algo desejável por si mesma, se enaltecem em sua arrogância, demonstrando que não desejam a virtude e sim terem uma oportunidade de
exercitar seu orgulho.
Deus não se agrada em absoluto daqueles que são ambiciosos e altivos, cujos corações estão cheios de orgulho e presunção. Desses homens, o Senhor disse já terem sua recompensa neste
mundo, e que as prostitutas e os fariseus (arrependidos) estão mais próximos do que eles do reino dos céus.
4. Incontáveis são os obstáculos do homem que deseja fazer o que é correto e, ao mesmo tempo, resiste em negar o seu “Eu”.
Desde a antiguidade, sabe-se que há todo um mundo de vícios escondidos na alma humana; contudo, a autonegação cristã é o remédio para acabar com todos.
Só há libertação para o homem que renuncia ao seu egoísmo, e cuja única meta é agradar ao Senhor e fazer o que é bom diante de Seus olhos.

Expulsai demônios (de onde?)

esses milagres glorificam a Deus e nunca o homem (não tem haver com “dom” ou poder do homem) e sempre têm um claro fim evangelístico e não esse comércio miserável que temos visto em nossa nação".

Expulsai demônios (Mateus10: 8).

Queridos irmãos, preciso confessar que esta era, e ainda é, umas das minhas frases preferidas em toda a Bíblia (Mateus10: 8). Algo assim fascinante e estimulante, nem sei quantas vezes repeti esta ordem do Senhor Jesus, creio que expulsei demônios do armário, da geladeira, da casa, do trabalho, de algumas pessoas e, até mesmo, quando em época de maior ousadia, amarrei todos os demônios da cidade onde moro, contando com a ajuda de outros bem intencionados irmãos e, também, de bandas gospel que divulgam e ensinam sobre orações que se fazem nos quatro cantos da cidade amarrando as potestades.


Hoje, penso que seria fantástico que estas orações que amarram tantas coisas fossem direcionadas também às mãos esfaimadas de nossos governantes e políticos .......mas, brincadeiras a parte, o objetivo desta minha pequena confissão, é meditar com os irmãos acerca de certas atitudes que deveríamos julgar à luz da Palavra de Deus antes de aderirmos tão espontânea e prontamente!
Algo, que também pratiquei, nesta fase mística e exorcista de minha carreira cristã, foi reunir um bom grupo de oração, pessoal avivado, liderados, sempre por um irmão com “visão aberta do mundo espiritual” (normalmente pessoas fascinadas por filmes de terror e ficção); assim, estes irmãos viam anjos e demônios digladiando-se, quase o tempo todo, algumas vezes Deus estava perdendo a batalha e, então, tínhamos que ajudá-Lo !!!
Nosso visionário místico, então, mostrava a direção para o nde apontar a bazuca da oração ante-demônios (também chamada de oração forte).......por mais incrível que isso possa parecer amarrávamos os possíveis demônios que interferem nos casamentos, cultos, festividades e ainda os chamávamos pelos nomes para que não se confundissem em suas amarras!!!
Nesta situação, o Senhor Nosso Deus, infinito em misericórdia, falou ao meu coração: Filhinho, volte para a Bíblia, termine essa viajem desvairada!! E aqui estamos.......Disse o Senhor Jesus (Mt.6: 7)- “E orando, não useis de vãs repetições .....”
Bom, já sabemos que oração não é feita de Palavras vãs, sem sentido, e muito menos, repetições de Palavras como aqueles mantras em que se repetem o nome de Jesus duzentas vezes até começar a falar em língua estranha (bastante estranha por sinal)!!! O Senhor continua a nos ajudar
e, quando chegamos ao versículo 9 de Mateus 6, Ele diz: “Portanto, vós orareis assim : Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Irmãos, à luz da Bíblia, vamos analisar esta ordem que O Senhor Jesus nos dá: Vós orareis assim .......
Primeiramente, temos que entender que o Senhor não está nos ordenando a rezar quinhentas repetições do Pai nosso, como ensinam os romanistas católicos.....claro que a oração do Pai Nosso não deve ser repetida como um mantra, porque no versículo 7 o Senhor acabara de dizer para não fazermos orações repetidas, então, é obvio, que isso não é um mantra para repetirmos como papagaios malucos !
Bom, já descobrimos que ninguém deverá transformar o Pai nosso em mantras de repetições ......mas então, por que disse o Senhor Jesus: Vós orareis assim ?? Afinal, o que significa esta ordem ?? Queridos, observem, orareis assim : Pai nosso ......
Isso significa, irmãos, que a oração possui apenas uma direção, apenas um endereço, apenas um alvo, oração é, e só pode ser, e só deve ser, falar ao Pai Nosso ........só a Ele podemos orar. E qual o objetivo das nossas orações ??? Em primeiro e, principal lugar, é: “Santificado seja o Teu nome”.
Isso, e somente isso é oração.... segundo nos ensinou o Senhor Jesus!!! Em algum lugar de sua bíblia o Senhor Jesus diz, vós orareis assim..... e também assim.... , mas também tem aquele outro jeito...., e aquele outro e aquele outro ......isso está na sua bíblia?? Quem inventou esse novo jeito de orar falando com, ou aos demônios ?? Será algum livro apócrifo (falso) ? Não irmãos, acho que nem nos apócrifos acharemos essa heresia!
Mas talvez, assim como eu, você já esteve fascinado com a ordem de Mateus 10, e, talvez, após ouvir certos ensinos, quisesse orar falando para amarrar os demônios da cidade, para não deixar que eles atrapalhem a banda gospel que irá tocar, ou mesmo, com o objetivo de tomar a cidade para o Senhor Jesus, já que um dia, Lúcifer será amarrado mesmo.... (Apoc.20: 2) então, por que não adiantar o lado de Deus e já ir amarrando logo, não é mesmo?? E a cidade, poderá ser tomada para o Senhor Jesus ??? Acho que houve um homem, na bíblia, que fez esta mesma pergunta ao Senhor (Lucas13: 23)- E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? Talvez a resposta do Senhor nos ajude a saber se iremos ou não tomar a cidade para o Senhor Jesus, pois disse João (I João5: 19)- “O mundo jaz no maligno”.
Talvez você fique revoltado e diga: Mas o que faremos então, vamos cruzar os braços? Claro que não! Vamos pregar o evangelho da Bíblia e o Senhor salvará aqueles que Ele tem chamado e escolhido (Mt.22: 14), Ele decide quem serão os salvos, não somos nós que temos que mudar o evangelho ou criar um novo evangelho afim de agradar e agregar mais pessoas para a “nossa igreja”, a igreja nem sequer é nossa, ela é Dele !! Mas, e quanto a Mateus 10: 8- “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Talvez você argumente: Tá vendo, não falei: Temos que dar ordens e expulsar os demônios e as doenças, mandar todo mundo embora e fazer a “oração forte” falando com os bichos .......queridos irmãos, se você, como eu, um dia já pensou desta forma, permita que o Espírito Santo ilumine sua mente e seu coração para compreender a bendita e santa Palavra de Deus .......vamos estudar o capítulo 10 de Mateus dos versículos 1 ao 12. Começando pelo versículo 1, o Senhor Jesus chamou quem ??? Resposta: Os doze .... (também a mesma ordem em Lucas 9: 1 a 6 e, em Lucas 10:1 a 7, quando envia 70 discípulos à sua frente, avisando de Sua chegada em cada
povoado e efetuando os mesmos “sinais” ). Talvez você pense, mas eu também hoje, sou como um dos doze, talvez você também pense que era pura coincidência serem doze, e apenas doze, o número de apóstolos, como também eram 12 os filhos de Jacó e as tribos de Israel. Tenho que informar que, nada na bíblia é coincidência, as pedras no peitoral do sacerdote também eram doze (Êxodo39: 14) e, este número representa a perfeição da obra de Deus.
Após a morte de Judas, outro deveria tomar o lugar dele na obra, foi então eleito Matias e somente Matias (Atos1: 20a 26). Veja que o apóstolo Pedro cita a profecia de Salmos no versículo 20 de Atos1 e diz que Judas saiu...., seu lugar ficou vazio e outro deveria tomar o seu bispado (cargo eclesiástico), portanto, assim era mantida a missão dos doze e somente dos doze .....faço aqui uma ressalva , que em ICoríntios9: 1 –Quando Paulo defende seu apostolado, ele se referia ao fato de ser, também, enviado de Deus como os outros, já que a palavra apóstolo, no original
grego, significa enviado, mas, com toda certeza, ele não pretendia ser um dos doze! Quero esclarecer que, no caso de alguém manifestar um demônio, e sentirmos de Deus direção para libertá-lo, devemos sim, ordenar a saída do demônio e utilizar a autoridade que Jesus nos
concedeu sobre os espíritos imundos, pois esta é uma situação específica !! Meu objetivo, aqui, é esclarecer e orientar acerca das orações ditas aos ventos amarrando principados e dominadores de cidades, como ensinam e praticam, alguns astros evangélicos que não possuem apoio Bíblico, por isso, a importância de interpretarmos corretamente as passagens e versículos aqui mencionados! Já sabemos quem são os protagonistas e personagens de Mateus 10, mas, talvez, você ainda diga: O que me impede de fazer o mesmo ainda hoje e ser um apóstolo? Neste caso........ , o conhecimento da Bíblia!!!! Leia o versículo 5 de Mateus10: Jesus enviou ESTES doze, e lhes ordenou : NÃO ireis pelo caminho dos gentios (posso fazer uma pergunta? Você é judeu ou gentio? Tem algum parente em Israel? Se, como eu , você for brasileiro e pretende pregar a brasileiros .....sinto muito, você é gentio e prega para gentios .....estamos fora de Mateus 10). Mas talvez você ainda insista e pergunte: Então por que isso esta na Bíblia? A resposta é tão simples
irmãos: Para que se cumprissem as escrituras!! Aí você indaga, que escrituras ??? Ufa !! Estudemos!! Volte duas páginas em sua Bíblia e leia Mateus 8: 16e17- E, chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a Sua Palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.
Irmãos, tudo estava sendo feito para que se cumprissem as profecias ....por isso o Senhor diz ao mensageiro de Herodes (Lc.13: 32)- E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado (consumado, também significa, fim da obra).João
Batista teve a mesma resposta quando perguntou se Jesus era o Messias
esperado, pois João sabia que o Senhor trabalharia com sinais para os Judeus e que isso era cumprimento de profecia. Veja o que o Senhor diz a João Batista (Mateus11: 3 a 6) –A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro? E Jesus respondendo disse: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:
Os cegos vêem, os coxos andam; os leprosos são limpos, os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados; e aos pobres é anunciado o evangelho.Mas algo que muito me chama atenção, são duas frases do Senhor Jesus em Mateus 10: 9 – Não possuais ouro, nem prata, nem cobre (dinheiro), em vossos cintos. Nem alforje para o caminho (carteira de dinheiro). Irmãos, vocês já repararam o quanto de dinheiro possuem essas igrejas que pregam o tal culto de libertação
para expulsar demônios ....eles possuem até rede de televisão, possuem ouro, prata, cobre, políticos e bancada na assembléia .......isso não parece incoerente ??Queridos, o ministério terreno de Jesus cumpriu as Escrituras e os muitos milagres feitos naquele período tinham um fim muito específico relacionados aos judeus e à rejeição que eles deveriam fazer ao Senhor
Jesus, veja Mateus 11: 21 – Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom fosse feitos os prodígios (sinais) que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido com saco e com cinza. Nós vivemos o período da igreja dos gentios, nós somos o povo não judeu, o
povo que recebeu o Senhor, temos um tratamento diferenciado, vejamos. Mateus 28: 19 – Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém . Em Marcos 16:15 a 18 o Senhor repete a comissão da pregação aos gentios – Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crêem: Em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas (outros idiomas);
pegarão nas serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. A Palavra chave para se entender a comissão aos gentios é esta: Estes sinais seguirão aos que crêem, isso não quer dizer que haverão novos apóstolos fazendo esses sinais, como na época do Senhor Jesus ou da implantação da igreja ....estes sinais nada têm haver com super-homens evangélicos, mas têm haver com bênçãos dadas a todos os que crerem.....e a prova disso são os inúmeros milagres ocorridos, sempre com propósitos definidos, no campo missionário. Digo propósito definido, porque esses milagres glorificam a Deus e nunca o homem (não tem haver com “dom” ou poder do homem) e sempre têm um claro fim evangelístico e não esse comércio miserável que temos visto em nossa nação.
Quero finalizar, irmãos, falando acerca das curas milagrosas e imposição de mãos sobre os enfermos ......a Bíblia não possui contradições e, ela nos ensina em Tiago 5: 14 o que devemos fazer com os doentes – Esta alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja e orem sobre ele, ungindo-o com azeite (símbolo do Espírito Santo) em nome do Senhor. Veja, isto é imperativo, assim é que deve ser feito....., se o doente será curado ou não, está nas mãos do Senhor, Ele decide, Ele cura, quando está dentro dos propósitos dEle, não somos nós, nem nossas ordens...., como disse o apóstolo Paulo: ....e deixei Trófimo doente em Mileto (IITimóteo4:20).
Por que Paulo simplesmente não fez uma oração e mandou embora a doença ou o espírito da doença, como fazem os neopentecostais? Porque isso não é Bíblico e, as curas que vêm de Deus, devem estar debaixo dos desígnios, propósitos e tempo de Deus! Paulo não curou nem a ele mesmo,
veja o que diz aos Gálatas 4: 13 – E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza de carne (uma possível doença nos olhos).......versículo15 ....se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos e mos daríeis. Quero dizer irmãos, que os sinais, milagres e prodígios, ainda acompanham a pregação do evangelho, mas sempre com propósitos e desígnios dados e coordenados pelo Senhor, não são os nossos dons e talentos que operam esses milagres, mas é Deus, não faremos os mesmos sinais que foram feitos para os Judeus e não haverá novos apóstolos em nossos dias, mas somente falsos profetas, como disse o Senhor Jesus em Mateus 7:15 e 22; Lucas 13:26; Mateus24:11 e finalmente, Marcos 13:22 – Se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios e enganarão a muitos, se possível fosse, até os escolhidos. E aqui está o meu maior consolo, porque os escolhidos, não podem ser enganados.Irmãos, estamos nos últimos dias ante a vinda do Senhor, vigiemos e oremos e guardemos a Palavra de Nosso Deus.

Que Deus muito os abençoe! Irmão Acyr

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Livro da Vida do Cordeiro - Martyn Lloyd - Jones

Não anuncie aos outros, de modo nenhum e de forma nenhuma, o que você faz. . . Nem mesmo o anuncie a você próprio. . . Observe que nosso Senhor não se detém ao dizer que você não deve tocar trombeta diante de você e proclamá-lo ao mundo; você nem o deve anunciar a você mesmo . . . havendo-o feito secretamente, não vá pegar o seu livrinho e
anotar: «Bem, eu fiz isto. É claro que não contei a mais ninguém o que fiz» . . .

Na verdade, eis o que disse nosso Senhor: «Não mantenha contabilidade nenhuma desse tipo; não escriture nenhum livro-razão espiritual; não mantenha contas de lucros e perdas
em sua vida; não escreva um diário, nesse sentido; esqueça-o!»

Qual é o resultado disso tudo? É glorioso. É assim que o Senhor o explica. Diz Ele: «Você não
precisa manter a contabilidade. Deus o faz. Ele vê todas as coisas e registra tudo. E você sabe
o que Ele vai fazer? Vai recompensá-lo publica-mente» ... Se nós simplesmente esquecermos a coisa toda e fizermos tudo para agradá-lO, veremos que Deus tem uma contabilidade.

Nada que tenhamos feito será esquecido; nosso ato mais diminuto será lembrado. Você se recorda do que Ele disse, em Mateus 25? « estava. . .preso e fostes ver-me. . .» E eles perguntarão: «Quando foi que fizemos tudo isso? Não nos consta que o tenhamos feito». «Certamente que sim», Ele responderá; «está no Livro».

Ele guarda os livros.
Devemos deixar com Ele a contabilidade. «Você sabe», diz Ele, «você fez tudo secretamente; mas Eu o recompensarei abertamente. Pode ser que Eu não o recompense abertamente neste mundo, mas, tão certo como você vive, Eu o recompensarei publicamente naquele Grande Dia. . . em que será aberto o grande Livro. . . e Eu lhe direi: Muito bem, servo bom e fiel. . . entra no gozo do teu Senhor».