sábado, 19 de novembro de 2011

Autonegação- João Calvino

Buscar a Glória de Deus implica uma autonegação


1. Não busquemos nossos próprios interesses, mas antes aquilo que agrada ao Senhor e contribui para promover Sua glória.
Há uma grande vantagem em praticamente esquecermos de nós mesmos e deixarmos de lado todo o aspecto egoísta.
Assim podemos enfocar nossa devota atenção a Deus e aos Seus mandamentos.
Quando as Escrituras nos dizem para descartarmos todas as considerações pessoais e egoístas, não só exclui das nossas mentes o desejo de riquezas, de poder e favor dos homens, como também faz desvanecer da nossa imaginação as falsas ambições, os apetites por glória humana e outras maldades secretas.
Todo crente deve ter o desejo fervoroso de contar com Deus em cada momento de sua vida.
2. Um cristão medirá todas as suas ações por meio da lei de Deus, seus pensamentos secretos estarão sujeitos à Sua divina vontade.
Se um homem tem aprendido a depender de Deus em cada empreendimento da vida, será libertado de todos os seus desejos vãos.
A negação de nós mesmos, que tem sido tão diligentemente ordenada por Cristo aos seus apóstolos desde o princípio, terminará dominando os desejos de nossos corações. Essa negação de nós mesmos não deixará lugar para o orgulho, a arrogância, a vanglória, a avareza, a licenciosamente, o amor, à luxúria, ao luxo, ou qualquer outra coisa nascida do amor ao “Eu”.
Sem o princípio da autonegação, o homem é levado à indulgência pelos vícios mais grotescos sem um mínimo de vergonha, e se é que há alguma aparência de virtude nele, a mesma se desvanece por uma paixão desordenada que busca sua própria glória.
Mostra-me um só homem que sem crer na santa lei de Deus e na autonegação, pratica a virtude entre os homens.
3. Todos aqueles que ao têm sido influenciados pelo princípio da autonegação, têm procurado de algum modo seguir a virtude; porém o tem feito com o desejo de conseguir o louvor por parte dos demais.
Ainda que os filósofos sustentem que a virtude é algo desejável por si mesma, se enaltecem em sua arrogância, demonstrando que não desejam a virtude e sim terem uma oportunidade de
exercitar seu orgulho.
Deus não se agrada em absoluto daqueles que são ambiciosos e altivos, cujos corações estão cheios de orgulho e presunção. Desses homens, o Senhor disse já terem sua recompensa neste
mundo, e que as prostitutas e os fariseus (arrependidos) estão mais próximos do que eles do reino dos céus.
4. Incontáveis são os obstáculos do homem que deseja fazer o que é correto e, ao mesmo tempo, resiste em negar o seu “Eu”.
Desde a antiguidade, sabe-se que há todo um mundo de vícios escondidos na alma humana; contudo, a autonegação cristã é o remédio para acabar com todos.
Só há libertação para o homem que renuncia ao seu egoísmo, e cuja única meta é agradar ao Senhor e fazer o que é bom diante de Seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário