sábado, 14 de abril de 2012

Assunto: Gênesis 7 - A semente Santa

. Complemento capítulo 7

Desejo aqui abrir uma sessão parentética em nosso estudo de Gênesis,para que possamos refletir acerca da forma como o Senhor vê e classifica todos
os seres humanos em apenas duas categorias de pessoas. Os justos e os injustos.
Gn.18: 25- Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Näo faria justiça o Juiz de toda a terra?
Gn.1: 5e6- Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Gn.37: 12- O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.
Gl.3: 24- De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a
Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Precisamos observar alguns detalhes aqui, vemos claramente as duas categorias de pessoas, aqueles que são ímpios e aqueles que são justos, ou melhor, justificados pela fé em Cristo Jesus. Entendemos, claramente, que o mundo comporta apenas essas duas classes de pessoas ou sementes. E que cada um de nós deverá pertencer a uma delas. Podemos nos alegrar em saber que, em
Cristo Jesus nosso Senhor, “também nós, que noutro tempo éramos insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros” (Tt.3: 3), agora podemos ser justificados, declarados justos e aceitos na família de Deus. Podemos deixar o caminho e a semente da impiedade.
Vamos observar como surgiram essas duas sementes sobre a terra. Quanto à semente justa, sabemos que foi criada por Deus a sua imagem e semelhança (Gn.1: 26). Já a semente da impiedade, foi introduzida na criação pela serpente, como vemos no relato Bíblico: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn.3: 15). Este texto é também chamado de proto-evangelho, porque neles vemos a promessa da semente santa que viria da mulher, o Senhor Jesus.
A serpente será ferida na cabeça, ou seja, será morta e destruída pela semente da mulher, também podemos compreender que haverá uma perpétua inimizade entre ambas as sementes e que a semente da serpente terá poder para ferir o calcanhar da Semente Santa.
Isto é algo de muita importância para compreendermos a caminhada Cristã neste mundo e as aflições e perseguições sofridas por aqueles que são parte da semente santa. Esta foi uma determinação e uma profecia do Pai, não pode ser mudada!
Adão, compreendendo a profecia pode abençoar sua esposa chamando-lhe Eva; ”Porquanto era mãe de todos os viventes”(Gn.3: 20). Ela havia comido da árvore do bem e do mal e em seu ventre seriam gerados os representantes destas duas sementes. Quando teve seu primeiro filho, Caim, Eva louvou a Deus e disse: “Alcancei do Senhor um homem” (Gn.4: 1).
No capítulo 4 de Gênesis, nos dois primeiros filhos de Eva, houveram as manifestações das duas sementes, uma em Caim e outra em Abel (Gn.4: 4e5). A narrativa de Gênesis 4 termina com a árvore genealógica de Caim, seus feitos e aquilo que ele gerou.
Uma maldade crescente que termina no assassino Lameque, uma homem que se
considerava mais corajoso e mais capaz que os outros e, tamanho era seu orgulho e presunção que foi capaz de matar outro homem por ter pisado em seu pé. Um assassinato de causa banal, por puro e simples orgulho e vaidade. Assim vemos que a semente de Caim caminha para uma maldade cada vez maior.
E quanto a semente santa? Teria ela morrido com Abel? Vemos no capítulo 5, que Adão gerou outro filho conforme a sua imagem e semelhança. Vemos, então, que a semente Santa tem seu retorno em Sete, do qual nascem filhos e filhas e no auge dessa geração santa, surge Enoque (Gn.5: 24), o qual Deus o tomou para si. Um símbolo da Igreja Santa que será arrebatada pelo Senhor antes do juízo que virá sobre o mundo.
Nesta mesma genealogia de Sete, também encontramos o Justo Noé (Gn.5: 32). Que foi aquele que condenou o mundo por sua arca de justiça (Hb.11: 7). Quando chegamos ao capítulo 6 de Gênesis, temos então uma surpresa terrível. Algo que parecia inimaginável acontece, a semente santa se mistura com a da serpente, nascem então os valentões e os homens de FAMA. Homens que buscavam e alcançavam a fama e o destaque (Gn.6: 4).
Podemos perceber que o Senhor abomina essa mistura, ela não é admitida em qualquer esfera. O Senhor anuncia então a destruição de “toda a carne”
(Gn.6: 13). Vemos algo terrível no dilúvio,”e expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem” (Gn.7: 21).
Somos inclinados a pensar então, que a semente da serpente havia desaparecido com todos os descentes de Caim, pois após o dilúvio somente os filhos de Noé, descendente de Sete, permaneceram vivos. Porém, quando chegamos ao capítulo 9 de Gênesis, vemos ressurgir a semente da maldição, a semente da serpente: “E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos” (Gn.9: 25).
É fundamental que observemos que Noé amaldiçoa Canaã trazendo de volta a semente do mal e logo depois diz que ele seria servo de Jafé e habitaria nas tendas de Sem; isto é algo de muito importante, porque deste ponto em diante, haveria uma grande proximidade entre as duas sementes, elas já não estariam separadas territorialmente, elas habitariam na mesma tenda, dando uma clara amostragem daquilo que veríamos nas tendas da Igreja onde o joio e o trigo habitam juntos, em grande proximidade, mas possuem naturezas completamente diferentes: “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mt.13: 30).
Neste tempo, não podemos fazer separações físicas entre os descentes do Filho do Homem e os descendentes da serpente, ambas as sementes estão na Igreja, sabemos que os descendentes da boa semente, são cidadãos celestiais e seu gestos e atos dizem isso claramente. Quanto aos descendentes de Caim, vemos que são filhos do mundo, seus desejos e anseios dizem, claramente, que são filhos deste mundo e armam aqui as suas tendas, cavam profundas covas para seus tesouros na terra que por Deus foi amaldiçoada. “Hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente logo perecereis da terra, a qual passais o Jordão para a possuir; não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos”
(Dt.4: 26). Assim, entendemos que todo aquele que pertence a semente Santa, não terá seus afetos voltados para este mundo, mas caminhará reto e destemido para sua habitação celestial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário