terça-feira, 16 de agosto de 2011

Buscando nas cartas aos Coríntios, a Mente de Crist


Carta aos Corintios por Irmão Acyr

Buscando nas cartas aos Coríntios, a Mente de Cristo:

         I Cor.1 – Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus),
e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em
Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o Nome
 de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos Nele, em toda a PALAVA e em todo o CONHECIMENTO (que deve ser a verdadeira riqueza a ser buscada por cada crente). De maneira que nenhum DOM vos falta, esperado a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.
          Rogo-vos, pelo Nome e Nosso Senhor Jesus Cristo que digais todos uma mesma coisa e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e um mesmo parecer. Uns dizem eu sou de Paulo , eu de Cefas, eu de Apolo e eu de Cristo. Esta Cristo dividido? Somos seguidores de homens ?  Foi alguém batizado em nome de Paulo? Cristo enviou-me não para batizar,criar meus seguidores e minha igreja, MAS PARA EVANGELIZAR; Não em sabedoria de palavras (ou técnicas de homens), para que a Cruz de Cristo não se faça vã. Porque a palavra da Cruz (abnegação , sofrimento, renúncia, perdas no mundo) é loucura para os que se perdem; mas para nós os que se salvam é o poder de Deus . Porque está escrito: Destruirei a sabedoria do sábio e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Visto que na SABEDORIA e providencia de Deus o mundo não O conheceu por seus próprios métodos, recursos e ciências, mas aprouve a Deus salvar OS CRENTES pela loucura da pregação (O mundo não pode entender isso). Porque os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo e este Crucificado (quem pode crer em um Deus que se rebaixa a ponto de morrer a morte mais vergonhosa e destinada aos piores criminosos),  isso é escândalo para os judeus e loucura para os gregos (eles não querem esse tipo de Deus, que inverte tanto os valores de grandeza a que eles estão acostumados e esperam encontrar no deus que formularam em suas mentes “sábias”).
         Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo e as desprezíveis e as que não são para aniquilar as que são. Para que nenhuma carne se glorie diante Dele. Veja dentro das Igrejas que não são muitos os sábios segundo a carne, e nem poderosos deste mundo que são chamados.
         I Cor.2 – E eu irmãos, quando fui ter convosco anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria humana , ou alguma “nova técnica de cunho psicológico para convencer”. Porque nada me propus saber entre vós, senão a CRISTO E ESTE CRUCIFICADO (morto neste mundo e para este mundo {sistema de valores}, mas vivo para Deus). E eu estive convosco em FRAQUEZA, e em TEMOR , e em grande TREMOR. A minha palavra e a minha pregação, não consistia em palavras persuasivas ou maquiagens transculturais de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de PODER (pois é o ESPÍRITO SANTO que tem poder de convencer do pecado, do juízo e da justiça e levar o homem ao arrependimento verdadeiro que conduz a salvação).
         O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode ENTENDÊ-LAS, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido (compreendido, aceito). Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos A MENTE DE CRISTO.                  
        I Cor.3 – E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (buscando preeminência, destaque, seguindo homens, destacando um em detrimento de outro). 
Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já esta posto, o qual é Jesus Cristo.
Se alguém de vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; (os valores são inversos, Jesus não lavou os pés dos discípulos para mostrar que o Maior deve servir ao menor? Porque vocês estão buscando grandezas terrenas? Porque alguns querem ser mais poderosos ou mais “espirituais”, ou ter mais dons que outros?).  
         E outra vez, o Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Portanto, ninguém se glorie nos homens; Porque tudo é vosso.

         I Cor. 4 – E, eu irmãos , apliquei estas coisas por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além DO QUE ESTA ESCRITO, não vos ensoberbecendo a favor de um contra o outro. Porque quem te fez diferente? E que tens tu que não tenha recebido? E se o recebeste porque te glorias, como se não o houveras recebido? Vocês não devem ficar comparando os ministros de Deus. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo (comparando meu ministério com o de outro irmão). Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.
         Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós reinais! E quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco! Porque tenho para mim que Deus, a nós, os apóstolos, nos pôs por último, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo para o mundo, aos anjos e aos homens.Nós somos loucos por amor a Cristo e vós sábios em Cristo; nós fracos e vós fortes; vós ilustres e nós vis. Até a presente hora sofremos fome, sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.
         Porque o reino de Deus não consiste em Palavras, mas em poder. (poder para vencer o pecado, o orgulho e para suportar provações como estas que vos escrevi).      
         I Cor. 5 – Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
         Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
         I Cor. 6 – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
         I Cor.7 – Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos de homens (e suas filosofias e modismos).
         E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.
         I Cor.8: 6 – Todavia para nós há um só Deus, o Pai de quem é tudo e em quem estamos e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.
         I Cor.9: 27 – Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
         I Cor.10: 22a24 – Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que Ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
         Ninguém busque o PROVEITO PRÓPRIO; Antes cada um o que é de outrem. 
         I Cor.11 – Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na Igreja, há entre vós dissensões (confusões e brigas); e em parte o creio. E até importa que  HAJA ENTRE VÓS HERESIAS, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
         I Cor.12 – Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, quero que compreendais que ninguém que fala pelo Espírito de Deus pode dizer que Jesus é maldito e ninguém confessa, verdadeiramente, a Jesus como Senhor em sua vida, senão pela ação do Espírito Santo.
         Há diversidade de dons e operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for ÚTIL.
         Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência......
         Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (de forma ordenada e para um fim proveitoso e útil).
         Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também (o Senhor Jesus é o cabeça, a igreja, o corpo místico do Cristo corporativo). Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos quer livres, e todos temos bebido de um Espírito (Espírito que alimenta, nutre e coordena esse corpo). Porque também o corpo (humano) não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
...mesmo os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; e os que reputamos ser os menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais. De maneira QUE SE UM membro padece, todos padecem com ele, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. (E PARA EDIFICAÇÃO E CUIDADO DO CORPO) Deus pôs na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de idioma (línguas). Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos DIVERSAS LINGUAS (IDIOMAS)??? Interpretam todos? (será que todos possuem o mesmo dom?) Portanto procurai com zelo os melhore dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. (Procurar o dom, quer dizer que se Deus te deu o dom de curar, então faça faculdade de medicina e seja um excelente médico, se Deus tem te dado o dom de línguas de falar e interpretar, faça um curso de Letras e seja um missionário no estrangeiro ou um intérprete entre os estrangeiros, já que tem dom para língua estranha ou estrangeira. Claro que milagres podem acontecer e, para um fim proveitoso e incomum, Deus pode fazer um milagre e você falar instantaneamente uma língua estrangeira, mas isso é um milagre, uma exceção que Deus pode fazer, mas não a regra, a norma é que você busque o dom e desenvolva o dom que o Espírito Santo te deu e não tenha preguiça de cursar uma universidade ou seminário para aprimorar esse dom).
         I Cor.13 – Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que retine (vocês sabem que jamais houve testemunho de uma pessoa que falasse em língua de homem e de anjo não é ? Sabem ou não? Muito bem, vou dar outro exemplo). Ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e TODA A CIÊNCIA (vocês acham que existe alguém  que conheça todas as ciências? Tipo metafísica, astrofísica, cálculo integrado, física quântica, todas elas ao mesmo tempo, sabendo tudo de todas??? Já ouviu falar de alguém assim? Eu não! ) , e ainda que tivesse toda a fé (vocês já ouviram falar de algum ser humano que tivesse TODA A FÉ?) a ponto de transportar os montes (vocês sabem que eu nunca fiz e nem farei isso, não é? Nunca transportei monte algum! Eu estou falando de coisas irreais , isso chama-se hipérbole, estou fazendo uso de uma figura de linguagem que trabalha com exageros para realçar a importância do amor, não estou falando de coisas possíveis e coisas que eu tenha vivenciado!), e não tivesse amor nada seria. E ainda que distribuísse toda minha fortuna para sustento dos pobres (isso eu também não fiz, nem tenho fortuna porque fui deserdado quando me tornei cristão), e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado (vocês sabem que esta não é uma das torturas que sofri, nunca fui queimado, experimentei quase todos os castigos e flagelos, mas este não foi um deles!), e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria (espero que tenham conseguido entender que eu falei de coisas impossíveis e grandiosas para compará-las ao amor e dizer que o amor suplanta todas elas, mas eu não afirmei que eu tivesse ou fizesse estas coisas, elas foram apenas um exemplo de exageros que ainda que eu tivesse nada seriam sem o principal que é o AMOR).         
         Quero acrescentar que: O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas (todas já terão se cumprido), havendo línguas, cessarão (se o Dom de língua é pra falar línguas de anjos, então elas não deverão cessar nunca, não é mesmo? Ou será que os anjos irão desaparecer assim como suas línguas? Ou será que justamente quando Jesus voltar, momento em que eu mais precisarei falar línguas celestiais; nesta hora , justo NESTA HORA, EU PERDEREI a capacidade ou o Dom de falar línguas celestiais? Imagine que tragédia? Mas é claro que o texto não esta falando de línguas celestiais, pois estas, UNIRÃO os santos e jamais acabará ou passará. O que o texto está dizendo é : Mas havendo idiomas que tornam nações e homens diferentes e desiguais e que, portanto, não permite que se unam, por não falarem a mesma língua, fato que se iniciou na Torre de Babel por conta do pecado; Estes idiomas ou línguas estranhas, que agora precisamos do Dom para falar, estas cessarão, porque no céu teremos uma comunicação perfeita, não poderão haver LÍNGUAS diferentes); havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte conhecemos e, em parte profetizamos; Mas quando vier o que é perfeito (Jesus), então o que é e parte será aniquilado.
         Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino , mas quando cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como espelho em enigma, mas então (quando Jesus voltar) veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora (antes que Jesus volte) permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.                  
         I Cor.14 – Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar (profetizar é: transmitir a Palavra e o ensino de Deus, os profetas transmitem o falar de Deus, que em nossos dias ocorre quando ensinam a Palavra , a Bíblia; não nego a possibilidade de profecias específicas e pessoais, mas esta é a exceção, o milagre, que Deus pode fazer em situações incomuns, extraordinariamente, não na rotina da Igreja).
         Porque o que fala em língua (ou idioma) desconhecida, não fala aos homens, senão a Deus; Porque (já que) ninguém o entende (se estiver falando em japonês ou latim), e em espírito fala mistérios (para os ouvintes que ficam boiando, Deus, com certeza, entende tudo, Ele entende até aquilo que eu nem falei, mas para os ouvintes tudo se torna “mistério”, tudo fica incompreensível, sem sentido, sem lógica e sem edificação).
         Mas o que profetiza fala aos homens (ensina a Palavra de forma lógica, clara e consciente), para edificação, exortação e consolação.
         O que fala em língua desconhecida (estrangeira) edifica-se a si mesmo (veja que incongruência, os dons são para edificação do corpo, como eu já havia lhes ensinado, agora, como alguém poderia querer utilizar o Dom para edificação pessoal?) mas o que profetiza edifica a igreja (e é isso que desejo de vós, edificação do corpo).
         E eu quero que todos vós faleis em línguas (libras-língua dos sinais, árabe e todas as línguas dos povos não alcançados) mas muito mais que profetizeis (pois esta é a real necessidade da Igreja na cidade de Corinto já que vocês não estão enviando missionários para os povos não alcançados em países com outras línguas); porque o que profetiza é maior que o que fala e línguas, a não ser que também interprete (ou traduza) para que a Igreja (entenda e) receba edificação.
         E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas (alemão por exemplo), que vos aproveitaria (imagine que ridículo, eu falando e ninguém entendendo nada), se não vos falar por meio da revelação (clara) , ou da ciência (explicação lógica e consciente de cada doutrina), ou da profecia (estudo bíblico), ou da doutrina?
         Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara não formarem sons distintos (claros, coerentes, inteligíveis), como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? Porque se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem INTELIGÍVEIS, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar (veja irmãos, quanto seria tolo e fútil uma reunião com muitos irmãos FALANDO AO AR , dizendo coisas que nem ele mesmo sabe o que significa, motivado por uma suposta “edificação pessoal” através das sensações e êxtases da fala ao vento).
         Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação (se todos os sons no mundo foram feitos com significação, porque só vocês querem ficar dizendo frases repetidas e sem nexo?). Mas seu eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro (palavra utilizada para designar os estrangeiros ou estranhos vindos do norte da Europa) para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim (pense que diálogo absurdo seria!).
         Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para EDIFICAÇÃO DA IGREJA.    
         Por isso o que fala em língua desconhecida (ou estrangeira), ore para que a possa interpretar (traduzir e explicar aos irmãos afim de que todos aprendam).
         Porque, se eu orar língua desconhecida, meu espírito ora bem (Deus entende todas as línguas, Ele entende) mas meu entendimento fica sem fruto. Que farei pois? (Não sou um robô, preciso trabalhar meu entendimento!) Orarei (então) com o espírito, mas também (conciliando) orarei com o entendimento (palavras espirituais que eu possa compreender o que falo); cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
             De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto (desconhecedor, neste contexto, de outro idioma que se possa estar falando) , o amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado (portanto, não serve para a comunhão da Igreja).
         Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. (queridos, não estou dizendo que falo mais línguas celestiais ou de anjos, porque estas eu desconheço, mas estou dizendo que todos vocês sabem que sou poliglota e que falo hebraico, aramaico, grego, latim, árabe......e isso é um DOM, é um dom dado por Deus a capacidade de falar tantos idiomas assim.......todos vocês precisam entender que este é um dom maravilhoso que Deus me deu para pregar e difundir o evangelho, por isso.....)
         Todavia eu antes quero falar NA IGREJA cinco palavras na minha própria inteligência (domínio, clareza), para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida (porque talvez eu recebesse muitos aplausos falando palavras exuberantes e miraculosas que ninguém entende, mas não faço, nem jamais farei nada disso porque tenho um evangelho para ENSINAR, não posso perder tempo com tolices e exibicionismos).
         Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
         Está escrito na lei : Por GENTE DE OUTRAS LÍNGUAS, e por outros lábios (estrangeiros, os gentios) , falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. ( irmãos, esta é a profecia de Isaias28:11, que se cumpriu no pentecoste -Atos2:8- e se cumpre casa vez que um cristão gentio prega o evangelho para os Israelitas que não reconheceram o messias e têm ainda a chance de arrependimento)(Quero esclarecer que todos os povos de outras nações e de outras línguas , não hebraico, são considerados gentios para os israelitas e o sinal do pentecoste, como também o sinal na casa de Cornélio- Atos10:46- são sinais endereçados aos Judeus e relacionados com esta profecia de que eles ouviriam o evangelho eterno de lábios estrangeiros ferindo o orgulho que tinham por ser a única nação a conhecer o Deus Vivo). (O Fenômeno de línguas estrangeiras unidas a profecia também ocorre em Éfeso –Atos19:5. A não ser estes relatos históricos e de cumprimento profético relacionados a Israel, não encontramos nas escrituras qualquer outra referencia a línguas estranhas ou estrangeiras. Quero fazer uma observação, o fenômeno de línguas diversas, teve seu início com o pecado da torre de Babel –Genises11:7- Deus fez isso para que o povo não pudesse mais entender a língua uns dos outros, este foi um castigo, uma punição por desobediência ao Senhor e provocou divisão e separação no povo . Já no pentecoste, o fenômeno é exatamente contrário, pois a Bíblia relata em Atos2:7,8 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo: Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como pois os ouvimos cada um em nossa PRÓPRIA língua em que somos nascidos? Aqui esta o grande diferencial entre pentecoste e Babel , pentecoste UNE, pois cada um entende em sua própria língua, Babel desune e separa, pois NINGUEM entende o que se fala. Quero também frisar um princípio da hermenêutica (interpretação bíblica), sempre que uma coisa aparece pela primeira vez na Palavra (Bíblia) nós temos, então,  sua característica principal que a regerá em toda ESCRITURA. Vemos, portanto, que a primeira vez que o Dom de língua aparece, cada um entende em sua própria língua materna. (Isso não deveria ser uma norma a reger esse dom, ou somente ele escaparia da regra áurea da hermenêutica?)
 De sorte que as línguas são um sinal (cumprimento de profecia) não para os fiéis, mas para os infiéis (Israelitas que rejeitaram o messias); e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
         Se, pois, toda a Igreja se congregar em um lugar, e todos falarem em outras línguas (idioma, imagina a confusão), e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?  
         Mas, se todos profetizarem (em nossos dias ensinando a Palavra profética na Bíblia), e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido e de todos é julgado.
         Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos (a ação do Espírito Santo que convence do pecado e do juízo), e assim, lançando-se sobre seu rosto (verdadeiro e profundo arrependimento de pecados e caminhos errados), adorará a Deus, publicado que Deus está verdadeiramente entre vós. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um tem salmo, doutrina , revelação, tem língua (outro idioma), tem interpretação (capacidade para entender e traduzir outro idioma). Faça-se tudo para edificação.
         E se alguém fala em língua desconhecida (estrangeira, já que Corinto, por ser uma cidade portuária, recebe viajantes de muitos outros países e línguas), faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez (UM DE CADA VEZ), que haja intérprete (ninguém deve falar em japonês se não houver um japonês para ouvir e interpretar, ou seja, ninguém deve falar outra língua apenas para ser aclamado COMO MAIS ESPIRITUAL OU MAIS SÁBIO QUE OS OUTROS irmãos). Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus (sem alarde, sem escândalo, sem atrapalhar os outros). 
Obs.: A Cidade de Corinto era a capital da Província romana de Acaia, na Grécia que, neste período, estava toda sob domínio de Roma; Era um importante e movimentado centro comercial, situada no estreito istmo entre os mares Egeu e Adriático. Possuia dois portos e recebia navios mercantes de muitos países e diversos idiomas; O idioma oficial da cidade era o Latim devido a dominação romana sobre os gregos. A população também falava a língua materna grega, por isso as cartas do Apóstolo Paulo foram escritas em grego, idioma que a igreja não teria dificuldades para ler.
         (Quanto aos profetas) E falem dois ou três profetas, e os outros JULGUEM.  (mas...., -não esta escrito para não julgar?  -Não! Não esta escrito para não julgar em hipótese alguma, o que esta escrito é não julgueis porque: sempre que eu julgo, sou também julgado na mesma medida, e, portanto, se julgo o falso profeta, devo me preparar pois sofrerei o mesmo julgamento, portanto, é bom que eu esteja em santidade e andando em VERDADE – Mateus7:1,2 e 15-Acautelai-vos dos falsos profetas.....).
         Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma cosa, cale-se o primeiro (e vamos parar com essa baixaria de falarem alto todos ao mesmo tempo, vocês não são um bando de histéricos, mas são filhos de Deus e precisam de ordem e organização; quando alguém estiver orando em voz alta, o outro escute para poder dizer o amém, ou mesmo para poder discordar da oração se contiver alguma heresia).
         Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros (com ordem e decência); para que todos aprendam (porque profecia tem a ver com ensino da Palavra de Deus)  e sejam consolados.
         E OS ESPÍRITOS DOS PROFETAS ESTAO SUJEITOS AOS PROFETAS. PORQUE DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSAO, SENÃO DE PAZ, como em todas as Igrejas dos santos (nada de querer ser diferente ou criar novos movimentos, a Igreja não deve ficar inventando modas. Como a noiva de Cristo ela é uma mulher que dá ouvidos ao marido. Esta sujeita ao marido e se cala diante Dele e não inventa dogmas e doutrinas. Somente o marido fala e ENSINA, a esposa submete-se- I Timóteo 2: 12).
         As vossas mulheres estejam caladas nas Igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a Lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na Igreja.
         Porventura saiu dentre vós a Palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? (que desculpa ou razão vocês têm para relativizar ou não querer obedecer?)
         Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
         MAS SE ALGUÉM IGNORA ISSO QUE IGNORE (depois prestará contas a Deus).   
         Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas (apenas sigam o modelo do pentecoste – Atos2: 4,7 e 8 – “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falasse. E todos pasmavam e se maravilhavam dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?  COMO, POIS, OS OUVIMOS, CADA UM, na nossa PRÓPRIA LÍNGUA em que somos nascidos”. Este é o padrão das línguas estranhas ou estrangeiras; por favor Igreja, não invente nada, não há testemunho bíblico para alguém que tenha falado línguas de Marte, Júpiter ou saturno, nem línguas celestiais ou de alguma tribo de anjos, isso é apenas criatividade humana, não tem pessoas que fizeram isso na Bíblia! A Bíblia diz que pessoas cheias do Espírito Santo falaram em línguas, magnificaram a Deus e profetizaram; a Bíblia diz que elas magnificaram a Deus e profetizaram {algo perfeitamente compreensível a mente humana} (Atos10:46 e 19:6) porque as pessoas que estavam ouvindo, e que eram de outras nações (países) podiam ouvir e entender o que elas, pelo Espírito, estavam profetizando. Esta é a norma Bíblica do falar em línguas, não invente!) .
         MAS FAÇA-SE TUDO DECENTEMENTE E COM ORDEM.       
       Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (ICor.15:33).
         Saudações de minha própria mão, de Paulo. Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema (maldito). Maranata (ora vem Senhor Jesus)! A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco. O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. Amém (ICor.16: 21 a 24).

         Estas são minhas observações e, também, a forma que considero razoável para ler estes textos do Apóstolo Paulo dentro do contexto e realidade dos Corintios; espero que tenha servido para edificação e que, também, possa ajudar os irmãos a meditar nos referidos assuntos aqui abordados. Espero, também, não ofender a nenhum irmão que, sinceramente, leia com outra interpretação, não tenho o desejo de entristecer ou fazer tropeçar, mas apenas de expressar aquilo que creio ter aprendido do Senhor!
         Que Deus muito os abençoe!
         Irmão  Acyr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário