quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neemias capítulo-7


Ne.7: 1e2- “Porque ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos”. Que maravilhosa característica esta que, alguns dentre o povo de Deus, podem apresentar; infelizmente, nem todos, ou talvez, a maioria, não possa apresentar esta virtude. Mas Deus, que conhece os corações, sempre elege para o Seu serviço aqueles fiéis que O temem de verdade. Estes homens devem montar guarda sobre a possessão de Deus. Eles devem vigiar as portas, eles devem impedir que entre qualquer ameaça para dentro dos muros da cidade; que função mais nobre e tremenda deve ser esta. Oxalá o Senhor hoje nos elegesse para tão grande obra!

Ne.7: 3e4- “Não se abram as portas até que o sol se aqueça”. Enquanto as trevas ameaçam devemos manter fechadas as portas. João8: 12- “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. É muito triste que os crentes abram as portas da sua vida para tantas fontes de trevas, tantas diversões e ambientes que parecem inocentes, porém são encharcados do veneno mortífero de satanás.

Ne.7: 5a60- “Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias”. Aqui temos algo muito interessante. Creio que muitos irmãos, assim como eu, teriam a tendência de pular este capítulo enquanto lê a Bíblia, afinal, para que o Espírito Santo colocou aqui esse monte de nomes estranhos? Porque Deus se preocuparia com um registro como esses? Porque Deus se preocupa com a linhagem de uma pessoa?
Porque se preocupar com um detalhe como esse? Tudo bem que se registrasse isso em algum livro de cartório, mas na Bíblia?

Talvez esta seja uma indagação muito comum a todos nós e não possamos entender a razão de tantos detalhes exigidos por nosso Deus que é Santo. Para entendermos essa exigência do nosso Deus, precisamos analisar Êxodo25: 8e9- “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo fareis”. Podemos ver claramente que na construção do tabernáculo do Senhor tudo era conforme o MODELO dado por Deus, nada estava a mercê de criatividade humana. Deus cuidara de todos os detalhes. Deus é muitíssimo atento a cada detalhe e nada em Sua Palavra é por acaso.

Assim, vemos neste texto, que Deus colocou no coração de Neemias a necessidade de averiguar a genealogia e a origem de cada integrante de Seu povo. Neemias, então, foi consultar o Livro dos registros. Sabemos que todos os filhos de Deus possuem seus nomes registrados no Grande Livro de Deus (Fil.4: 3 ; Apoc13: 8 ; Apoc17:8), um dia, esse livro será lido diante de todas as miríades celestiais, oxalá estejam lá escritos os nossos nomes! Deus nos ensina, nesta passagem, que nada está encoberto aos Seus olhos e que teremos que estar preparados para esse Dia, não teremos desculpa, não haverá segunda chance, ou nosso nome está lá escrito, ou não!

Ne.7: 61a64- Vemos aqui, o mais triste de todos os fatos: Aqueles cujos nomes não foram encontrados nos livros. 61b-“Porém não puderam provar que a casa de seus pais e sua linhagem, eram de Israel”. Eles não tinham provas, eles não tinham “as marcas de Cristo”(Gal.6: 17). Que grande vergonha; estavam entre o povo de Deus, “saíram de nós, mas não eram de nós” ( IJoão2: 19 ). Que terrível será, para estes, o Grande Dia do Senhor, quando suas obras ocultas e seus maus pensamentos serão todos revelados, quando não mais poderão fingir; sua voracidade de lobos será manifestada e, finalmente, arrancado o disfarce de ovelha (Mt.7: 15). Por fim, ouvirão: “E o governador lhes disse que não comessem das coisas sagradas”(Ne.7: 65b). Jamais comerão da Árvore da Vida. É interessante observar que estes falsos judeus estavam entre os sacerdotes e líderes religiosos (Ne.7: 63).

Ne.7: 66a73- Aqui vemos reunida a grande congregação do Senhor. Removida a falsidade e os impostores do meio do rebanho, podemos ver que o remanescente contribuiu com grande liberalidade para a obra( Ne.7: 70b)- “O governador deu para o tesouro, em ouro, mil dracmas, cinqüenta bacias e quinhentas e trinta vestes  sacerdotais”. Neemias era o governador e dava exemplo em todos os seus atos. Ao invés de explorar a obra de Deus e enriquecer com ela, ele ofertava tudo o que podia e não retinha com usura o que poderia contribuir.

15 comentários:

  1. Muito boa explicação; me ajudou muito a entender!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o entendimento, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante certos detalhes.. vêm a nós de forma corriqueira, porém necessitei desse intendimento.. fico muito grata de ter encontrado obrigada ��.

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSO AMEI A EXPLANAÇÃO ,DEUS ABENÇOE SEMPRE

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de entender e encontrar nesse capítulo 7 de Neemias o princípio e o caráter de Deus


    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito a entender essa passagem

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, a palavra dd Deus nos instrui em cada detalhe, como ser um cristão verdadeiro.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom me ajudou bastante tbm q Deus abençoe

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o estudo muito bem explicado parabéns. DEUS abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  10. A explicação é muito boa.
    Mas porque se usa a palavra oxalá
    é uma palavra que não estar na bíblia e reverência deuses pagãos

    ResponderExcluir
  11. A explicação é muito boa.
    Mas porque se usa a palavra oxalá
    é uma palavra que não estar na bíblia e reverência deuses pagãos

    ResponderExcluir
  12. A explicação é muito boa.
    Mas porque se usa a palavra oxalá
    é uma palavra que não estar na bíblia e reverência deuses pagãos

    ResponderExcluir
  13. ameii a explicação Deus abençoe o entendimento , me ajudou muuito a entender♡

    ResponderExcluir