quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neemias capítulo-6:





Ne.6: 1- “Ouvindo Sambalate...e o resto de nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele não havia brecha alguma”. Aqui vemos algo muito precioso na Palavra de nosso Deus; Neemias estava reedificado o muro da Cidade de Deus, da cidade que representava a manifestação da glória de Deus na terra. Esta cidade agora se encontrava separada do restante das outras cidades e povos por um forte muro sem brechas! Isso incomodou muito os inimigos de Deus e de seu povo. Creio que a pergunta aqui é: Porque o Espírito Santo mandou que este ensino fosse colocado na Palavra de Deus?

Alguns podem dizer que se trata apenas de uma informação histórica.
Seria muito tacanho e medíocre que um cristão olhasse desta forma para a majestade da Palavra de nosso Deus! Nós cremos que: “toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (IITim.3: 16); Por esta razão, afirmamos, que este texto Bíblico deve ser visto com olhos do Espírito e que precisamos entender o significado deste muro que aponta para a santidade do povo de Deus.

Ne.6: 2a3- “Vem, e congreguemo-nos juntamente”. Vejam, como parece doce e inocente esta proposta dos povos do mundo para os Cristãos. Podemos ser amigos,
vamos nos congregar e unir sob um mesmo objetivo.

“Porém intentavam fazer-me mal”, aqui vemos o discernimento espiritual de Neemias. Ele responde: “porque cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?” Neemias sabia que se fosse fazer aliança e ter comunhão com os mundanos, a obra de construção do MURO pararia, mas um verdadeiro servo de Deus não cai nessa armadilha!

Ne.6: 4a8- É bom perceber que os inimigos de Deus não desistem facilmente, eles usam de muita estratégia e grande persistência. Aqui é utilizada a estratégia da invenção de mentiras e fofocas para minar a resistência dos santos. E a proposta de sempre: “Vem, pois, agora, e consultemos juntamente”; É fácil ver o grande medo que o inimigo tem da
santidade e de uma vida separada. O maior golpe do inimigo não era destruir Jerusalém, mas ter a liberdade de entrar nela quando bem quisesse, portanto, não haveria problema em se ter a cidade reedificada, mas o temor do inimigo é grande quando os muros estão levantados e ficam sem brechas, ficando ele proibido de entrar com sua influência e princípios.

Ne.6: 9 – O medo é uma forte arma do inimigo. Temos medo quando, por causa de Jesus, perdemos o prestígio no mundo, somos tidos como loucos e corremos o risco de sermos prejudicados até mesmo em nosso trabalho por termos uma conduta correta, enquanto outros apelam para as falcatruas.

Ne.6: 10a14- “Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo.......porque virão matar-te”. Aqui vemos o profeta Semaías, que fazia parte do povo de Deus e era considerado um profeta. Ele profetiza sobre a vida de Neemias e diz que ele estava correndo risco de vida e, que deveria procura refúgio em local sagrado para não ser morto. Que bela proposta feita por um profeta, tudo parecia muito nobre e correto. Mas Neemias era um homem de oração que conhecia Seu Deus. Ele sabia que entre os povos pagãos havia uma tradição em que não se matava um homem dentro dos templos sagrados, portanto, se Neemias aceitasse essa idéia, ele estaria cometendo dois erros terríveis:

1-Estaria comparando o templo do Deus vivo com os demais ídolos da terra, pois ao invés de confiar na Segurança dada por Deus, estaria se utilizando de uma cultura mundana para sua própria proteção, aceitando, assim, o estilo dos outros povos, misturando as culturas, deixando de utilizar somente os decretos da Palavra, para tirar proveito de um princípio do mundo que, até poderia ser correto na cultura da época, mas não fazia parte das ordenanças do Deus vivo, por isso, para nós, povo de Deus, até as coisas certas deste mundo são erradas e, certo é somente aquilo que Deus ordena, ainda que, para o mundo, seja errado!

2-Buscado refúgio para si, no templo, ele estaria dizendo que sua maior preocupação era com sua segurança e bem estar, pois ele estaria seguro enquanto o restante do povo estaria correndo os mesmo riscos de serem atacados.

Mais uma vez, por conhecer a Deus e Seus métodos, Neemias reconhece a armadilha do falso profeta Semaías que se havia vendido por dinheiro. O triste é que não somente havia UM falso profeta no meio daquela congregação do povo de Deus, mas Neemias, orando diz: “Lembra-te meu Deus, de Tobias e de Sambalate...,e também da profetiza Noadia, e os mais profetas que procuraram atemorizar-me”. É interessante observar que se levantaram muitos falsos profetas, eles desejavam que jamais fosse construído o muro de separação entre o povo de Deus e o mundo; todos eles tinham, no dinheiro e no suborno que recebiam, a sua maior motivação. Parece que destruir o muro de separação com o mundo sempre foi uma ótima fonte de lucro financeiro para os falsos profetas que se levantam no meio do povo de Deus.

Ne.6: 15e16- “Todos os povos que havia ao redor de nós temeram........porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra”. Que tremenda a expressão da glória de Deus quando obedecemos ao Seu método. O muro estava de pé e Deus foi Glorificado pela obediência; os inimigos sabiam que haviam perdido a batalha. A verdadeira conversão dos povos ao redor, não é quando fazemos acordos e técnicas agradáveis para nos unirmos a eles, mas sim, quando, a despeito de quaisquer opiniões contrárias, nos santificamos ao Nosso Deus, nos separamos dos modelos e padrões mundanos e permitimos que o Seu Espírito opere as conversões através do ensino da Verdade, ainda que esta seja muito dura aos olhos dos ímpios.

Ne.6: 17a19- “Também as suas boas ações contava perante mim....escrevia carta para me atemorizar”. Aqui vemos uma terrível estratégia do inimigo; ele fazia muitas boas ações, tinha a admiração, o respeito e o parentesco com muitos do povo de Deus. Isso poderia causar grande temor e confusão na mente de Neemias, porque ele estava indo contra um homem que aparentemente tinha ótima reputação e fazia coisas boas para o povo de Deus! Como deve ter sido difícil para Neemias escolher servir a Deus mesmo sabendo que estaria desagradando a tantas pessoas dentre os nobres judeus, seus irmãos que tinha parentesco com Tobias. Quantas pessoas podem ter se levantado contra Neemias dizendo: Porque você não faz aliança com Tobias? Veja quantas boas obras ele tem feito! Veja o quanto ele favorece o povo de Deus! É preciso muito discernimento para obedecer a Deus nas horas em que todas as opiniões parecem ser-nos contrárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário