quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neemias capítulo 5.


Ne.5: 1a5- “Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres, contra os judeus, seus irmãos”. Podemos observar a preocupação do Espírito Santo em registrar que, os olhos de Deus estão sobre a equidade e a justiça praticada pelos homens aos seus irmãos. Deus estabeleceu na Lei dada a Moisés o ano do Jubileu em que as dívidas eram perdoadas aos pobres (Êx.21: 2; Lev.25:9), ninguém poderia enganar um irmão em algum negócio tirando vantagem (Lev.25: 14).
Assim, havia um equilíbrio perfeito entre os mais ricos e os mais pobres entre o povo Judeu, de forma que ninguém era rico demais e ninguém era pobre demais, todos tinham o suficiente. Como disse o Senhor Jesus: “os pobre sempre tendes convosco”(Mt.26: 11). A Bíblia não nos estimula ao um sistema comunista que trata com igualdade os desiguais, não é esta a idéia, mas sim trata com justiça e mérito a todos os homens, dando oportunidades iguais a todos os que buscam.
Temos, no antigo Israel, um governo Teocrático, ou seja, Deus governava através
dos Profetas e Juízes e, por isso, Deus ficou triste quando o povo pediu um novo sistema de governo, ou seja, a monarquia que teve início com Saul, o primeiro rei humano do povo de Deus (ISam.8: 7), até então, só Deus era Rei.

Assim, sabemos que tanto o povo de Deus quanto o mundo, tem insistido muito em recusar o governo de Deus, mas todos aqueles que fazem parte do remanescente fiel a Deus, deverá se submeter às ordenanças do Senhor tendo uma vida reta, honesta e jamais cometendo injustiça aos irmãos e nem mesmo aos de fora, ou seja, aos ímpios, porque O Espírito nos exorta: “Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor,
mas também diante dos homens”(IICor.8: 21).

Ne5: 6a8- Devemos observar a frase de Neemias que diz:”Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às nações, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis a vossos irmãos, ou vender-se-iam a nós?” Precisamos entender que os judeus eram escravos na Babilônia e que naquele período, os escravos eram vendidos como se fossem objeto qualquer de uso. Assim, aqueles que perdiam a guerra ficavam escravos dos conquistadores e, também, aqueles que não possuíam dinheiro para pagar suas dívidas, também eram feitos escravos dos seus credores para que pagassem a dívida através do trabalho. Havia um período de grande dificuldade financeira em Jerusalém, assim que possuíam mais riquezas emprestavam a juros altos para os mais pobres que por fim, não tinham mais como pagar suas dívidas. A Lei dada por Deus diziam que eles até poderiam ser escravizados pela dívida por um período de 6 anos e depois obrigatoriamente seria liberto e, em um período de 49anos até mesmo os bens da família deveriam ser devolvidos (Lev.25:10). Desta forma ninguém ficava totalmente pobre entre o povo. Porém os mais ricos e nobres daquele período estavam aproveitando a pobreza do povo para explorar e se aproveitavam da Lei para escravizar sem piedade. Até mesmo em nossos dias nós podemos utilizar as Leis de Deus de forma distorcida para dar asas à nossa vaidade e aos nossos interesses gananciosos por riquezas, bens e destaque neste mundo vil.

Ne.5: 9a13- “Também eu, meus irmãos e meus servos, a juros lhes temos emprestado dinheiro e trigo. Deixemos este ganho”. Aqui vemos que Neemias também poderia explorar a necessidade dos irmãos, mas ele prefere deixar este ganho legítimo, ou seja, ele poderia, pela Lei, enriquecer as custas dos juros sobre os necessitados, mas ele abre mão! Quanto é difícil abrir mão de um direito legítimo que temos afim de favorecer a outros. E não deveria ser esta a postura contínua de um cristão? Abrir mão de seus direitos em favor dos mais fracos? Será que, se eu sei que a televisão e a navegação descontrolada na internet é prejudicial aos mais fracos, não devo eu, que sou espiritual, abrir mão para dar exemplo? Como disse o Espírito Santo: “Porque nenhum de vós vive
para si, e nenhum morre para si”(Rom14: 7), “mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos”(ICor.8: 9).

Ne.5: 14,15- “nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador”, que frase lindíssima esta de Neemias que deixa claro o fato de que ele nunca se aproveitou de seu cargo de liderança para explorar os irmãos e obrigar os simples do povo a pagar por luxos desnecessários. Sabemos que líderes do povo de Deus, em nosso tempo, não sentem nenhuma vergonha de construir impérios e castelos com o dinheiro dos dízimos e ofertas do povo de Deus, que terrível julgamento terão estes diante do trono de nosso Deus que julgará a obra de cada um.(ICor.3: 13)

Ne.5: 16a19- “...e terra nenhuma compramos...” aqui vemos a extrema abnegação de Neemias, dando exemplo ao povo, sendo um Líder sério, comprometido com seus irmãos e nunca centrado em seu próprio bem estar e enriquecimento. “Também dos Judeus e dos magistrados, cento e cinqüenta homens, e os que vinham a nós dentre as nações que estão ao redor de nós, se punham à minha mesa”. Não fazia acepção entre
seus irmãos, não convidava apenas os judeus importantes à sua mesa, mas também aqueles judeus que vinham de longe e que, talvez, chegasse andarilhos e pobres a Jerusalém, mas ali eram acolhidos por Neemias e sentavam-se a sua mesa, pois ele não era avarento e não estava preocupado em bajular os importantes, mas cuidar de todos os que necessitassem quer fossem ricos ou pobres.
assim, aprendeu a obediência por aquilo que sofreu (Hb5: 8). Olhando para meu próprio coração, será que me encontro na condição de chamar o Pai de você, quando nem Jesus fez isso?

6 comentários:

  1. Muito explicativo o texto ajudou ao meu entendimento!!

    ResponderExcluir
  2. Muito claro...! Muito satisfeita com a explicação que servirá de exemplo para nossa vida cristã..! Devemos olhar para o outro com um segundo olhar,esse olhar de Deus,que não condena mas é justo em suas decisões! Ao tratar nosso irmão devemos tratá-lo com amor e respeito, não com soberba e usurpação por causa do cargo que ocupa. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabens!

    ResponderExcluir
  3. muito bem explicado otimo estudo infelismente hoje existem muitos lideres cristão que se enriquesscem usando a Palavra de Deus se aproveitaando dos dizimos e ofertas dos irmãos. Ao contrario de Meemias Paulo os profetas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom
    Tou fazendo hoje algum e tirei essa palavra não entendi li e não entendi
    Só sei q devemos ser diferente como cristãos assim eu mas foi um bençãooo 🙏 essa leitura

    ResponderExcluir