quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neemias capítulo – 3


Ne.1: 1e2 – Aqui o Senhor nos mostra como é grande sua graça e seu amor para conosco em tomar nota da obra de cada um e de cada detalhe dessa obra e do caráter distinto de cada uma. Deus deixa claro que cada um terá de trabalhar em um local e em um aspecto da obra, aqui os mais diferentes dons serão manifestos.

Ne.1: 3e4 – O Senhor prepara cada homem e mulher para uma obra específica, o Senhor mesmo concede o dom, o talento e a capacidade e jamais devemos pensar que um trabalho por aparecer mais, ou por ter mais notoriedade na Igreja, seja mais importante que outro que aparece menos; Jamais devemos pensar que o faxineiro seja menos importante que o pregador ou o cantor.

Deus deixa claro que na obra Dele, é Ele quem escolhe e capacita os trabalhadores (Êxodo31: 1a5).

Ne.1: 5 – O Senhor nosso Deus tem o cuidado de registrar o trabalho de seus servos e é muito terrível quando, do Senhor, alguém recebe uma repreensão como esta: “os seus nobres não submeteram a cerviz ao serviço de seu Senhor”.

Ne1: 6a12 – “Salúm, filho de Haloés....ele e suas filhas”. Aqui, podemos ver o trabalho das mulheres sendo lembrado pelo Senhor. O Espírito Santo registra o trabalho muito importante das mulheres que seguiam ao Senhor Jesus em seu ministério terreno como: “E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam COM SEUS BENS” (lucas8: 1a3). Podemos ver também a referência feita pelo Apóstolo Paulo a Sínteque e Evódia no que se refere às perdas e as aflições que os crentes devem enfrentar no mundo por causa do evangelho de Nosso Senhor: Começando no capítulo 3 de Filipenses, Paulo assim escreve:

Filp.3: 7e8- Mas, o que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo. Paulo deixava claro o quanto ele estava desapegado das coisas do mundo e então ele conclui seu pensamento dizendo: Fil.3:20e21- Mas a nossa
cidade está no céu, de onde também, esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso corpo abatido para ser conforme o Seu corpo Glorioso, segundo Seu eficaz poder de sujeitar também a Si todas as coisas.

Fil.4: 1 – “Portanto, meus amados e mui queridos irmãos.....estai assim firmes no Senhor. Rogo a Evódia e rogo a Sínteque, que sintam o mesmo no Senhor. Peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”. Vemos que este era um período de grandes perseguições e sofrimentos para aqueles que se convertiam e muitos perdiam seus empregos e seus bens. O apóstolo Paulo fala, no capítulo 3 de suas perdas; no capítulo 4 de Filipenses, ele exorta essas mulheres que sentissem o mesmo e que se regozijassem sempre no Senhor (Fil.4: 4). Que a retidão e honestidade delas fossem vistos por todos os homens
(4: 5) e que ninguém ficasse inquieto, mas que tudo levassem a Deus em orações e
súplicas (4: 6), porque a paz de Deus que excede todo o entendimento os consolaria diante de todo sofrimento (4: 7) e finalmente eles deveriam manter, com toda a disciplina, os seus pensamentos e ações em toda a Verdade e honestidade. Jamais deveriam deixar seus pensamentos em vôos livres e em desejos carnais.

O Apóstolo estava preocupado com os pensamentos e anseios dessas mulheres que trabalharam auxiliando o ministério dele. Elas deveriam ter feito o trabalho de auxílio e cooperação, isso não significa que elas pregassem o evangelho da mesma forma que o apóstolo, pois as mulheres só poderiam ensinar outras mulheres (Tito2: 3e4). As mulheres jamais poderiam ensinar aos homens ( I Tim.2: 10a12 e I Cor.14:33).

Ne.3: 9a22 – Aqui vemos que cada um, mesmo os sacerdotes, davam sua contribuição para a reconstrução dos muros. No verso20 vemos que: “reparou com grande ardor (esforço) Baruki, filho de Zabai”.

Ne.3: 23a32 – Finalmente, concluímos acerca da grande preocupação de Deus com a reparação dos muros de sua Cidade Santa, de Seu povo Santo, de Sua Igreja Santa....Cremo que o Espírito Santo preparou este ensino com muito cuidado e carinho para que jamais venhamos a permitir que os muros fiquem rotos e cheios de rachaduras, mas que o povo de Deus vigie e trabalhe com vigor e ardor afim de edificar o forte muro que deixará o mundanismo do lado de fora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário