quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neemias capítulo-8



Ne.8: 1a3- Vemos aqui, nesta passagem, uma maravilhosa reunião do povo de Deus, havia uma grande atração para o povo, eles tinham uma genuína preocupação com a Palavra de Deus! A Palavra era o maior atrativo; eles não possuíam uma maior preocupação, antes pediram ao sacerdote que lesse e explicasse a Palavra perante todos que tinham idade e que “podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei”. Que glorioso culto foi prestado ao Senhor, a Palavra do Senhor lida e explicada (Ne.8: 7).
Não havia necessidade de qualquer outro atrativo ou entretenimento, a Palavra de Deus era tudo o que Eles buscavam! Haviam deixado para trás a Babilônia, assim como um dia seus pais deixaram o Egito. Estavam no local escolhido por Deus para manifestar a Sua Glória.

Deus, agora voltava a possuir um testemunho na terra, agora, novamente, havia um povo que saíra, que fora resgatado de seu lugar de escravidão, eles deixaram a Babilônia e estavam experimentado um verdadeiro Avivamento, tinham fome e sede da Palavra, não queriam ouvir palavras e pensamentos humanos, queriam a Palavra de Deus lida e explicada aos seus corações.

Ne.8: 4e5- Esdras “abriu o Livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele”. Que gloriosa revelação! Deus coloca um sacerdote sobre o púlpito, acima dos demais, por que razão? A Bíblia responde com clareza: Para ensinar e ler a Lei de seu Deus, para abrir a Bíblia diante do povo; “e eram capazes de entender o que ouviam”. O Povo colocava-se em pé, havia reverência e temor diante de Deus e de Sua Palavra, havia solenidade, havia compreensão da Majestade do Deus Vivo. Havia reverência, havia verdadeiro avivamento!

Ne.8: 6a8- “Leram o Livro da Lei claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia”. Que grande avivamento! Como é maravilhoso quando os levitas ensinam correntemente a Palavra de Deus, sem preocupar-se com técnica s e recursos humanos, sem considerar o que é ou não agradável ao homem, mas apenas ensinam a Palavra confiando que o Espírito Santo há de aplicá-la aos sedentos corações, certos de que os escolhidos se alegrarão no Senhor e na Sua Vontade. As ovelhas amam o Senhor e a Sua Palavra, mas os cabritos amam o mundanismo e suas ferramentas de
diversão.

Ne.8: 9a12- Que grande característica do verdadeiro avivamento temos aqui: “Todo o povo chorava, ouvindo as Palavras da Lei”. Assim como no pentecoste pois, após a explicação da Palavra, por Pedro, todo o povo foi constrangido ao arrependimento (Atos2: 37e38). Toda a vida Cristã se inicia no arrependimento e no compungir-se, ou seja, sentir dor pelo pecado que habita em nossa natureza. A pregação genuína da Palavra sempre revela e desvenda nosso coração pecador, sempre nos impulsiona a conversão e mudança de direção. O povo escolhido, a Igreja de Deus, no velho testamento, chorava porque fora confrontada pelo pecado, foram lavados pela Palavra
(João15: 3). Quem dera em nossos dias vivêssemos experiências assim!
Acostumamo-nos a ver, nos cultos, pessoas chorando porque Deus não lhes concedeu seus mimos e desejos carnais, mas nunca porque enxergam a vergonha de uma vida sem santidade e sem zelo pela Glória Santa de Nosso Deus.

Então os levitas disseram: “Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados”. Aqui, vemos que os levitas estavam ensinando uma maravilhosa verdade, isto é: que a “tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (IICor.7: 10). Que tremenda revelação o Espírito nos concede nesta explicação, pois vemos que o enganoso coração do povo pode facilmente ser enganado. Assim, todos deveriam perceber que a tristeza segundo Deus tem um propósito específico a cumprir: Ela gera arrependimento para a Vida. Uma vez que cumpre este propósito, uma vez que houve arrependimento, conversão e abandono completo do pecado, então a tristeza se vai e uma grande alegria toma seu lugar. Mas uma situação muito, muito terrível ocorre quando há uma recusa em deixar o pecado, ou seja, quando o crente tem a revelação do erro em sua natureza e em seus atos, mas prefere não renunciar; ele, então, se “retira triste, porque era dono de muitas propriedades”(Mc.10: 22); muitas propriedades, muitas diversões e muitos atrativos podem prender o coração do crente neste mundo, de forma que ele já não seja um peregrino esperando por Seu Senhor, mas um mundano enganjado em viver plenamente no mundo que rejeitou nosso Senhor dizendo: “não queremos que este reine sobre nos”(Lc.19:14b).
Assim, esta tristeza fica impregnando a vida do crente carnal, pois ele sabe que sua religião é aparente, não tem profundidade, é apenas superficial e de conveniência. Por fim, esta tristeza gera depressões e doenças emocionais, por isso os levitas ensinaram o povo que a tristeza pode “durar uma noite”, mas pela manhã, eles já poderiam se alegrar e festejar no Senhor. Só continuariam tristes aqueles que se apegassem aos antigos pecados e não tivessem atingido a alegria da conversão.

Ne.8: 13a18- “No dia seguinte ajuntaram-se a Esdras.......para atentarem nas Palavras da Lei”. Que ordem maravilhosa esta, o povo se reúne para atentar na Lei, ou seja, para aprender e para obedecer que tremenda reunião!
“Acharam escrito na Lei.....que os filhos de Israel habitassem em cabanas.....”
Que tipologia mais sublime: o povo de Deus precisava lembrar, precisava atentar, precisava jamais esquecer que eram peregrinos, que não estavam em casa, que não deveriam fazer deste mundo sua casa, eles jamais deveriam deixar de ser peregrinos! Nosso Deus exigiu em Sua Lei que, em todos os anos, fosse celebrada a festa dos tabernáculos e, nesta festa, o povo habitasse em cabanas (Lev.23: 39a43).

Para que possamos entender a tipologia, para a Igreja, que esta festa representa, precisamos compreender o significado da Palavra tabernáculo. Esta Palavra em seu sentido original faz menção de habitar, ou seja, quando o povo de Deus peregrinava no deserto, o tabernáculo que Deus ordenara para o povo construir, representava a habitação de Deus no meio do povo. Deus estava morando ou tabernaculando com o povo no deserto, Deus habitava com os peregrinos.

O povo ainda não havia chegado na terra prometida, mas caminhavam peregrinos no deserto montando suas cabanas para dormirem e descansarem da longa viagem. Assim, Deus ordenara que eles sempre se lembrassem dessa peregrinação através desta festa anual e que, para sempre, o povo de Deus se lembrasse de jamais fixar suas raízes neste mundo, pois aqui, não passamos de peregrinos que devem “preferir ser maltratado junto ao povo de Deus, a usufruir os prazeres transitórios do pecado” (Heb.11: 25).

16 comentários:

  1. Que palavra tremenda né? Devemos viver conscientes disto« somos peregrinos» de maneira nehuma podemos viver acomodados com os atrativos deste mundo onde o seu deus segou seus entendimentos para nao enxergarem a VERDADE BIBLICA DE QUE DEUS É O SENHOR DE NOSSAS VIDAS. DEUS abençoe e pra dizer que devemos continuar a pregar a palavra com verdade e sem temor.Essa meditação foi, é e será eficaz pra minha vida pois que não mais vou chorar porque a alegria do Senhor me fortalece........................PERTO ESTÁ O SENHOR, GUARDAI-VOS PARA QUE QUANDO TOCAR A TROMBETA ESTEJAI OS VOSSOS OUVIDOS ABERTOS PARA ESCUTAR-DES E IRES REINAR COM O MESTRE..... Amados Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto, gostei da parte em que fala do crente carnal, que vive uma vida de religiosidade, um falso cristianismo, superficial e aparente.

    ResponderExcluir
  3. Amém Glória a Deus...Revelação abençoada ótima para edificação, Deus tem nos dado muitas,mais muitos,ainda não querem ver,preferem estar de olhos fechados...para Suas maravilhas . Obrigado graça e paz!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito sua colocação Deus o abençoe 🙏🙌

    ResponderExcluir
  5. Muito forte essa palavra. Porém, gostei muito dessa frase: "As ovelhas amam o Senhor e a Sua Palavra, mas os cabritos amam o mundanismo e suas ferramentas de diversão". Como eu preciso valorizar mais a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Palavra linda.o q mas peço pra Deus e o entemdimento da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  7. Interessante, são duas tristezas,uma por saber que pecou e se arrepende,e outra por não querer largar o pecado.

    ResponderExcluir
  8. Bom estudo vamos tirar o que nos edifica na palavra de Deus. A paz de Cristo Jesus a todos. Amém.

    ResponderExcluir