quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neemias capítulo - 4


Neemias capítulo-4:

Ne.4: 1a3- Aqui está a condição do povo de Deus que deve edificar os muros de separação com o mundo. Essa atitude incomoda muito os inimigos de Deus. Eles acusam os servos de Deus de serem fracos e dizem que jamais conseguiremos edificar essa separação.

Ne.4: 4a6- Esta deve ser a respostados crentes: “Ouve ó nosso Deus que somos tão desprezados”. Nós somos desprezados porque andamos por fé e nossas ações são ações de fé que desafiam a lógica de resultados do mundo. O mundo trabalha com metas e padrões que lhe são próprios, os crentes trabalham de forma “louca”, de forma sobrenatural, esperando resultados eternos e não materiais.

Ne.4: 7a9- O mundo reúne suas forças contra os servos de Deus. São maiores em número e possuem uma estratégia de fazer o povo de Deus perder o foco da construção do muro que divide os cidadãos celestiais dos cidadãos do mundo. “Porém oramos ao Nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite”. Você tem colocado guardas em seu coração contra os valores, conceitos e sonhos deste mundo? Você percebe claramente que é um santo separado para Deus? Que guardas você tem  colocado em seus olhos para que jamais sua mente venha a ser conformada com este século ou mundo? (Rom.12: 1e2).

Ne4: 10- “O pó é muito”. É muito trabalhosa a reconstrução, muitos desistem e querem viver no mundo sem barreiras.

Ne.4: 11- A estratégia do inimigo nunca muda: “Nada saberão disto, nem verão (ou perceberão), até que entremos no meio deles, e os matemos”. Esta tática do mundo é muito antiga, sorrateira e perspicaz. Ele entra no meio do povo de Deus, sem que o povo de Deus perceba, finge estar ajudando, finge ser amigo e, quando o povo se distrai com muitos afazeres e pouca oração, dá o golpe fatal e mata o povo espiritualmente restando apenas um ativismo humanista que parece cristianismo, mas não passa de uma entidade social filantrópica com poder para salvar o corpo e perder a alma. A Igreja deve sempre fazer boas obras sociais e, como disse o Senhor: “Deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas” (Mt.23: 23).

Ne.4: 12a14- Não nos rendermos ao mundo e como Neemias: “Então pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo pelas suas famílias com suas espadas, com suas lanças, e com seus arcos”. O povo deve estar muito bem armado com a espada do Espírito que é a Palavra, a lança que sobe ao Senhor que é a oração e o arco que dobra nossa carne que é o jejum ao Senhor. Assim manteremos o mundanismo fora da Igreja do Senhor.

Ne.4: 15a18- “Cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas”. Esta deve ser sempre a atitude da Igreja: Toda a obra de edificação deve ser feita mantendo em punho as armas de combate do cristão. Temos que combater o bom combate da fé e estarmos armados contra os ardis de satanás e de seus emissários que são lobos em pele de ovelha (Mt.7: 15).

Ne.4: 19a21- “Grande e extensa é a obra e estamos apartados do muro, longe uns dos outros”. Esta é uma estratégia fundamental para o combate que o povo de Deus deve sempre utilizar, ou seja, estar sempre juntos na Igreja, ninguém deve andar apartado da comunhão dos irmãos; “No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós”. A união do povo de Deus, redunda no favor e na ação de Deus em nosso favor.

Ne.4: 22,23- “E nem eu, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água”. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João7: 38).
A água simboliza, muitas vezes, ações do Espírito Santo. No combate que hoje temos que enfrentar neste mundo sedutor, não podemos largar, em nenhum instante, as armas do Espírito e o fluir de Suas águas.

Um comentário:

  1. GLORIAS A DEUS, QUE ESTUDO MARAVILHOSO. MUITO BEM EXPLICADO TRAZENDO PRA NOSSA VIDA UM RICO ENTENDIMENTO DA PALAVRA

    ResponderExcluir