quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neemias-capítulo 2.


 Ne.2: 1,2- “Então temi sobramaneira”. Aqui vemos um fato interessante, pois os servos do rei sempre deveriam mostrar alegria na presença do rei, demonstrando assim o quanto o rei era importante e amado pelos seus servos. Um servo que assim não fizesse
poderia ser morto, por isso Neemias sabia o grande perigo que corria por, simplesmente, estar triste.

Ne.2: 3- O rei poderia pensar que Neemias poderia estar conspirando contra o rei e que sua tristeza era fruto da consciência pesada pela traição, muitos pensamentos poderiam subir ao coração do rei, Neemias, então, vai direto ao assunto: “Como não estaria triste quando a cidade do sepulcro de meus está destruída?” Ele entendia e valorizava tudo que Deus, através da história, havia feito pelo Seu do povo na cidade que representava a glória de Deus na terra. Ele entendia que esquecer as tradições e a cultura que Deus havia construído no povo Santo seria um grande erro.

Ne.2: 4- “Então orei ao Deus dos céus......”. É tremendo ver que Neemias ao invés de simplesmente fazer um pedido ao rei humano, ele, primeiramente, se dirige ao Rei do Universo, Ele ora a Deus, Ele honra a Deus, Glorifica a Deus e sabe que o coração do rei humano está nas mãos de Deus (Pv.21: 1).

Ne.2: 5a8- Vemos, claramente,no verso 8 que Neemias possui uma evidente preocupação com os muros da cidade. Esta é uma diferença muito interessante em relação a todo o livro de Esdras que apresenta uma preocupação constante com a reconstrução do templo e do lugar de adoração. Entendemos que ambas as coisas são importantes, que a adoração no templo é muito importante, mas que não é mais importante que a adoração diária de uma vida santa, realçada e protegida por fortes muros que separam o crente do mundo e do pecado. Todos, devemos ser conhecedores de nossa natureza e saber que não podemos brincar com nossa carne, pois ela, facilmente, levantará seus clamores mundanos e nos levará à escravidão. Em todo o universo só existem duas classes de pessoas: Aquelas que são servas de Deus e aquelas que são servas do pecado – IIPedro2: 19 – Cedo ou tarde, seremos vencidos e
dominados por um destes senhores, ninguém é livre, nem pode servir a dois Senhores,
ou amará a um e odiará o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro(Mt.6: 24).
Temos, hoje, que decidir a quem serviremos!


Ne.2: 9a11- “Lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel” – Incrível como os inimigos de Deus não podem aceitar a Luz que emana do povo santo. Como disse o Senhor Jesus: “O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más” (Joao7: 7).

Ne.2: 12a14- “Não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração”. Nesta frase podemos ver a intimidade de Neemias e a dependência que ele possuía de Deus. Antes de preocupar-se com a opinião e as vontades das pessoas, ele olhava e se
preocupava com Deus, ele queria agradar a Deus e sabia que em Deus, ele poderia
alcançar tudo de que precisaria e que conforme a Boa e perfeita Vontade de Deus
ele também poderia cativar as pessoas certas na hora certa. Ele atua com verdadeira e santa estratégia avaliando as ruínas e medindo todo o trabalho que deveria ser feito e esperando no Senhor a forma como teria que atuar.

Ne.2: 15a16. “Os magistrados e os nobres”. Neemias mantinha sua posição e sua discrição diante de qualquer pessoa e não pretendia privilegiar um ou outro por causa de sua posição social. Ele se levantava a noite e sem alarme e sem chamar a atenção
avaliava o trabalho e tudo colocava diante de Deus e contava primeiro com Deus.
Ele sabia que quando Deus desse a ordem e a forma de fazer, daí então ele poderia entrar em ação e chamar as demais pessoas.

Ne.2: 17a18 – Vemos aqui duas coisas. A compreensão da ruína e a confiança em Deus. Ambas enchiam o coração de Neemias e podemos ver o efeito disso no coração dos simples: “Levantemos e edifiquemos”, foi a resposta que deram e “esforçaram as suas mãos para o bem”.

Ne.2: 19a20- Neemias estava pronto a reedificar os muros de Jerusalém que representava a separação do mundo ímpio. Os mundanos zombavam e até os acusavam de estar se rebelando contra o governo do mundo, mas Neemias mantinha sua posição e deixava claro que na obra de Deus não existe a participação do mundo e da carne. “Vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém”.

4 comentários: